Matteus do BBB 24 usou o sistema de cota racial para entrar na faculdade

Instituto Federal Farroupilha (IFFar) confirmou a informação

Ex-BBB Matteus

Compartilhe

O ex-BBB Matteus usou o sistema de cotas para entrar na faculdade. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) confirmou que o vice-campeão da edição de 2024 se autodeclarou preto para cursar Engenharia Agrícola na instituição, em 2014.

Segundo o IFFar, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração.

O curso era oferecido em conjunto com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Com isso, as vagas disponíveis eram divididas entre as duas instituições federais. Em 2021, o IFFar deixou de oferecer o curso.

Em 2022, Matteus ingressou na Unipampa em processo seletivo no qual participou via ampla concorrência. No BBB, o gaúcho contou que saiu da faculdade no 5º período para cuidar da avó que estava doente.

Até o momento, o ex-brother não comentou o caso oficialmente. Contudo, em um stories postado no Instagram sem querer, sua mãe fala ao fundo que tais acusações não “dariam em nada”. Ela chega a dizer: “se eu me declarei negra, sou negra”.

Quem é Matteus

Matteus ficou em 2º lugar entre os finalistas do Big Brother Brasil (BBB) 24. Natural de Alegrete, cidade de 72 mil habitantes na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, ele ficou conhecido pela ligação que tinha com as tradições do estado, como a relação com o campo, músicas e costumes gaúchos. Ele levou para casa o prêmio de R$ 150 mil.

Leia também: Burger King lança novo lanche com “agradecimento” ao Procon-SP