Faleceu nesta terça-feira (1º/07), em Goiânia, o cartunista Jorge Braga, considerado um dos principais nomes da ilustração no Brasil. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás (Sindjor-GO) confirmou a informação. A causa da morte não foi divulgada, e ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.
Com uma carreira de mais de cinco décadas, Braga iniciou sua trajetória aos 13 anos, em um jornal escolar. Sua estreia profissional como cartunista ocorreu em 1972, no jornal goiano Cinco de Maio. Desde então, passou por diversas redações em Goiânia e ficou conhecido pelo traço firme, senso de humor afiado e olhar crítico que marcaram suas charges diárias no jornal O Popular, veículo para o qual produzia até recentemente, antes de se afastar para tratamento médico.
Natural de Patos de Minas (MG), Jorge Braga nasceu em 1957. Ele veio para Goiânia aos 16 anos e consolidou-se como uma das principais vozes do cartum nacional. Entre seus personagens mais conhecidos estão o Super Badião, o vendedor de pequi da Praça do Bandeirante; Romãozinho, inspirado em sua infância; e Perebão, um herói brasileiro que luta tanto contra o crime quanto contra as injustiças do sistema.
Gibiteca Jorge Braga
Seu legado também está eternizado na Gibiteca Jorge Braga, única do gênero em Goiás, criada em sua homenagem pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com inauguração em 1994, a unidade ficava no Parthenon Center, no Centro da capital, mas logo foi para o Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, devido ao crescimento do acervo e da demanda.
A Gibiteca surgiu a partir de uma doação feita pelo próprio artista, que cedeu os primeiros 1.700 exemplares de gibis. Atualmente, conta com cerca de 6 mil títulos, alguns deles raros, e consequentemente se tornou referência no incentivo à leitura de quadrinhos em Goiás. Além disso, o espaço também desenvolve ações itinerantes em escolas da periferia de Goiânia e da região metropolitana, o que contribui para ampliar o acesso à cultura e à leitura.
Leia também: Corpo de Juliana Marins chega nesta terça-feira ao Brasil