Nasa afirma que regiões do Brasil podem se tornar inabitáveis em 50 anos

Áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão entre as cinco regiões da Terra que serão afetadas

Brasil pode se tornar inabitável

Compartilhe

O Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos, segundo estudo da agência espacial americana, Nasa. Áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão entre as cinco regiões da Terra onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana.

Além das áreas inabitáveis, a Nasa afirma que algumas regiões já não permitirão a formação de vida nesse período de 50 anos. As três regiões mais afetadas mundialmente, além do Brasil, são: Sul da Ásia, Golfo Pérsico e China.

Como consequência do aquecimento global, a Terra pode sofrer com aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, secas e inundações, perda da biodiversidade, além de impactos socioeconômicos.

Para os cientistas, a tendência é que o mundo continue a esquentar, caso das emissões de gases do efeito estufa continuem a seguir em ritmo acelerado. Em fevereiro deste ano, a Nasa já havia afirmado que o planeta está 1,5 graus mais quente.

O estudo sobre parte do mundo se tornar inabitável é de Colin Raymond e outros colegas, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O trabalho analisou os extremos de calor e umidade e foi publicado na revista científica Science Advances.

Os pesquisados usaram imagens de satélite e projeções da temperatura de bulbo úmido. Esta medida de conforto térmico considera a temperatura, além da umidade do ar.

Como a transpiração é um dos principais mecanismos de resfriamento do corpo humano, temperaturas elevadas combinadas com o aumento da umidade do ar, as pessoas perderiam a capacidade de transpirar, ocasionando diversos problemas de saúde.

Estudos mostram que o corpo consegue se manter suando a 45 ºC com 20% de umidade. Porém, se a umidade passar de 40%, essa combinação pode ser letal.

Leia também: Laudo comprova que fã de Taylor Swift morreu por causa do calor