Nômades Grupo de Dança estreia o espetáculo “Trama”, com exibições gratuitas nos dias 5 e 6 de setembro, às 20h, no Teatro IFG.
Este é o 10ª espetáculo do Nômades Grupo de Dança e foi inspirado no universo mitológico das Moiras.
A dramaturgia dialoga com a historicidade da mulher, por meio de alguns questionamentos: quantas mulheres, ao viver o seu destino, não foram taxadas de bruxas e queimadas? E hoje, na sociedade é permitido à mulher viver e ser o que ela deseja?
No palco, as bailarinas Julia Ormond, Dinekelle Lemes e Iara Prado vão propor algumas reflexões.
“O público poderá fazer várias leituras. Mas tem uma que instiga bastante que é o poder de ‘cortar’, o que não lhe cabe mais. Como diz uma das intérpretes: rompa com isso e renasça”, conforme contextualiza a coreógrafa e diretora artística Cristiane Santos.
“Trama” possui o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e trata dos arquétipos femininos.
O espetáculo contextualiza sobre a troca permanente de personas, nas quais as mulheres foram se fazendo, vestindo, tirando ou sendo arrancada delas, para existir e resistir como mulher no mundo, desde os tempos passados até os dias de hoje.
“Embora já tenhamos 22 anos de existência, dá sempre um frio na barriga colocar um novo trabalho em cena. Mas estou muito feliz com Trama, essa coreografia tem um tempo que vem amadurecendo e agora temos a chance de concretizar”, de acordo com Cristiane Santos.
Histórico
O Nômades Grupo de Dança surgiu em 2002. É um grupo independente de dança contemporânea.
De acordo com a companhia, ao longo dos seus 22 anos desenhou uma trajetória de liberdade, ousadia, cooperação e inovação de proposta cênica, processo criativo e de sustentabilidade e permanência social no cenário artístico goiano e brasileiro.
O grupo já circulou por diversos lugares do Brasil e do mundo com apresentações e ações artísticas formativas.
Ou seja, contabilizou várias apresentações, performances, intervenções urbanas e instalações coreográficas realizadas.
Os ingressos estão disponíveis gratuitamente no Sympla.
Leia também: Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira (30)