Inscrições abertas para 624 vagas em cursos gratuitos de teatro e violão nos Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico (Narts), coordenados pelas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). As formações acontecem em Goiânia, Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Jaraguá, Luziânia, Nerópolis, Trindade, Silvânia e Valparaíso. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto pelo site da EFG.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ampliar o acesso à cultura e à formação artística de qualidade especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade é um compromisso do Governo de Goiás. “Esses cursos representam oportunidades reais de transformação de vida”, completo o secretário.
Conforme as regras, do total de vagas em cada unidade, 60% são preferencialmente para estudantes da rede pública, pessoas com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento e candidatos em situação de vulnerabilidade social, comprovada por meio de inscrição no CadÚnico. Além disso, os 40% restantes são para a comunidade em geral.
Os Narts são certificados pelas Escolas do Futuro de Goiás, instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
Confira a distribuição das vagas por cidade e curso
Águas Lindas de Goiás – 75 vagas para o curso de Violão Nível 1 e Nível 2
Aparecida de Goiânia – 60 vagas para o curso de Violão Nível 1
Goiânia – 30 vagas para o curso de Violão Nível 1
Jaraguá – 100 vagas para o curso de Teatro Nível Iniciante e Nível Básico
Luziânia – 30 vagas para o curso de Teatro Nível Iniciante e Nível Básico e 60 vagas para o curso de Violão Nível 1 e Nível 2
Nerópolis – 45 vagas para o curso de Violão Nível 1
Trindade – 70 vagas para o curso de Violão Nível 1, Nível 2 e Nível 3
Silvânia – 54 vagas para o curso de Violão Nível 1, Nível 2 e Nível 3
Valparaíso – 100 vagas para o curso de Teatro Nível Iniciante e Nível Básico
Leia também: Quer melhorar o currículo? FGV oferece cursos online gratuitos com certificado