Novo Hospital da Criança e do Adolescente de Goiás deve começar atendimentos em breve

Compartilhe

O novo Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) já está em fase final de estruturação para entrar em atividade nos próximos dias. A nova unidade vai atender no antigo Hospital do Servidor.

“É para ser o top da medicina. Criança em Goiás que tem má-formação congênita, doenças cardiológicas graves não vai mais para São Paulo, vai para Goiânia para ter cirurgia de padrão internacional”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

A estrutura contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 58 gerais, para casos que precisam de internação em enfermaria. Gradativamente, esse número será expandido. O local terá, também, ambulatório de especialidades médicas como cardiologia, pneumologia, neurologia, alergologia, entre outras.

O Hospital do Servidor, que funcionou como Hospital de Campanha no período mais crítico da pandemia de Covid-19, foi adquirido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, pelo valor de R$ 128.806.908,96 que foi pago na íntegra na última quinta-feira (30).

“Nenhum outro Estado tem essa estrutura como a nossa. Isso dá dignidade aos filhos de nossas famílias. Esse hospital terá função específica de atender crianças que, hoje, não têm onde operar, para onde ir. Teremos uma estrutura digna, o Hospital da Criança”, ressalta.

O Hospital do Servidor pertencia ao Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo). A lei que autorizou a venda foi aprovada, em votação definitiva, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no final do ano passado e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. A SES destaca que os servidores do Ipasgo seguem sendo atendidos normalmente pela rede privada.

Hecad

Um ganho com a nova unidade é o setor de exames de imagem que, antes, o Hospital Materno-Infantil não dispunha de aparelho de tomografia, sendo necessário encaminhar os pacientes que necessitavam do exame para outros hospitais.

No local também serão oferecidos broncoscopia, endoscopia, raio X, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia, entre outros.

O hospital vai abrigar a estrutura e equipe do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento, que será dividido e ficará com o atendimento de ginecologia e obstetrícia, como referência para o atendimento da mulher e do recém-nascido.