Operação recolhe mais de 900 toneladas de lixo em Goiânia

Operação segue até domingo na região Norte da capital

Força-tarefa recolheu maisFoto: Jucimar de Sousa

Compartilhe

Uma força-tarefa recolheu mais de 900 toneladas de lixo em Goiânia. A Operação Cidade Limpa, realizada desde sexta-feira (03/05), intensificou o recolhimento da demanda represada de coleta domiciliar nas regiões Leste e Norte da capital.

O trabalho das equipes do Consórcio Limpa Gyn seguirá até domingo (05/05). Em apenas 24 horas, de 7h de sexta-feira até 7h de sábado, foram 5 mil quilômetros rodados. Com a implementação da Operação Cidade Limpa, a estimativa é que haja a normalização da coleta nas duas regiões pelos próximos 10 dias.

A coleta foi realizada no Parque Atheneu, Vila Pedroso, Dom Fernando, Recanto das Minas Gerais, Jardim Novo Mundo, Caiçara, Riviera, Novo Horizonte, Parque Santa Maria, Vila Morais, Aruanã, Santa Genoveva, Jardim Mariliza e outros.

O prefeito Rogério Cruz acompanhou o trabalho, que foi transmitido pelas redes sociais do gestor. “Desde as sete da manhã de sexta vocês acompanham nosso trabalho, fiscalizando o andamento do recolhimento de lixo. Trouxemos para nós a responsabilidade e agora estamos mostrando para vocês o acompanhamento das ações do consórcio LimpaGyn e todos se esmerando em fazer a sua parte”, comentou.

Região Norte

No domingo, ação terá foco na Região Norte – com o incremento operacional das equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), além de todos os equipamentos do Consórcio e mais 25 caminhões compactadores da Comurg com cerca de 100 trabalhadores.

O diretor do consórcio Limpa Gyn, Renan Andrade, falou sobre o esforço para resolver a situação de material represado na cidade de Goiânia. “Entramos em Goiânia há pouco mais de uma semana, e alguns bairros aqui ficaram muito tempo sem coleta. Tínhamos o compromisso aqui com o plano de trabalho de sairmos com 23 compactadores. Estamos saindo hoje com 32. Além disso, colocando também as equipes de remoção dando esse suporte para poder nos ajudar nesse trabalho imediato. Com isso, colocamos praticamente 70% a mais de equipamento na rua para fazer esse serviço de coleta, para poder zerar e voltar o serviço para a frequência normal”, explicou.

Comurg

As regiões Sul e Oeste continuam sob responsabilidade exclusiva da Comurg, com operação regular em todos os bairros. Segundo a companhia, os moradores destas regiões têm sido informados sobre a frequência do serviço, bem como dos turnos, para garantir que os resíduos sejam retirados das residências apenas em horários próximos da coleta.

Os contratos da administração com a Comurg e com o Consórcio Limpa Gyn preveem o serviço de coleta de lixo sob demanda, isto é, com a remuneração a partir da pesagem dos resíduos coletados. Neste sentido, cada empresa receberá pelo trabalho efetivamente realizado, sem qualquer aumento de custos para a população.

Leia também: Mais de R$ 12 milhões são renegociados durante feirão do Procon Anápolis