Pirenópolis recebe terceira edição do Wine Jazz Piri

Evento realizado entre os dias 15 e 18 de maio terá apoio do Governo de Goiás

Wine Jazz Piri

Compartilhe

Com apoio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, Pirenópolis se prepara para sediar a terceira edição do Wine Jazz Piri, evento que une música, gastronomia e enoturismo para destacar a produção de vinhos no Centro-Oeste brasileiro.

A programação acontece de 15 a 18 de maio, no Espaço Cultural Santa Dica, e reunirá mais de 100 rótulos nacionais e internacionais, com forte presença da vitivinicultura goiana.

A proposta do Wine Jazz é valorizar o potencial vinícola da região, integrando sabores, sons e experiências. “Estamos vendo evoluir a vitivinicultura em pleno Centro-Oeste, com vinhos novos e que já são reconhecidos internacionalmente. Esse evento vai além da celebração da cultura do vinho, ele foi idealizado para fortalecer a cadeia produtiva do vinho e tudo que é referência para ela, como a produção artesanal de salumeria e queijos artesanais de nossa região”, afirma o idealizador do evento, Ricardo Trick.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, fomentar esse tipo de iniciativa é importante para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Nós como órgão de fomento ao turismo temos que ajudar a promover iniciativas que contemplam a produção goiana, como forma de atração turística, como é o caso dos produtos da Rota dos Pireneus, que enriquecem a experiência de todo turista que visita nossas cidades históricas”, explica.

Música e experiências sensoriais

A Arena Wine Jazz abrirá na quarta-feira (15/05), às 18h, com show de Marcelo Maia Quarteto às 21h. O espaço, montado na histórica Rua da Aurora, contará com ambiente decorado, harmonizações orientadas, área gastronômica e apresentações musicais durante todos os dias.

A programação segue na sexta-feira (16/05) com Fabiano Chagas Quarteto às 20h e Yas Quarteto em seguida. No sábado (17/05), os shows começam às 14h com Regional do Caetano (Rogério Caetano em roda de choro), seguido de Tributo a Nico Assunção às 20h e André Mols Big Band às 22h. No domingo (18/05), o evento encerra com Diogo Blues Band, às 13h.

Degustações e harmonizações

Além disso, o evento oferece uma rica programação de degustações orientadas. Na sexta-feira, às 19h30, a sommelier Etienne Carvalho comanda uma experiência de charutos com vinhos. No sábado, às 15h, a sommelier Tati Tomain aborda a influência do terroir nos vinhos. Às 17h30, Etienne retorna com nova degustação de charutos. Em seguida, às 18h, haverá uma harmonização de vinhos com chocolates artesanais ao lado de Ariana Ribeiro, da C’Alma Chocolates.

No domingo, o destaque será o almoço “Terroir Porco”, com leitão caipira harmonizado com vinhos, destacando a raça piau, cuja alimentação final inclui bagaços de uva e cevada do processo de produção local.

Programação pela cidade

Além disso, a programação paralela se espalha por Pirenópolis. No sábado, às 10h30, o sommelier Felipe Prigol, da My Winery, conduz uma degustação na piscina da Villa do Comendador. Em seguida, às 11h, a Bottega Agrícola promove, no Restaurante Romaria, uma experiência com produtos artesanais e vinhos da coleção Cerrado. Às 17h, o Restaurante Tutto também recebe degustações com vista para a Igreja Matriz.

Restaurantes como Haikai, Bistrô de Fogo e Empório da Rua oferecerão menus harmonizados em várias etapas ao longo dos quatro dias. Entre as opções, estão almoços com cinco etapas de culinária japonesa e jantares especiais em três etapas. A programação completa está disponível nas redes sociais do evento: @winejazzpiri.

Leia também: “Ainda Estou Aqui” entra no catálogo da Netflix nos EUA