Circula na internet, imagens de um homem ameaçando com uma arma um jovem negro, suspeito de furtos e roubos na Zona Norte de São Paulo. Logo ao lado, uma policial militar fardada se nega a conter a situação e ainda empurra a vítima com o pé. Veja o vídeo no Instagram.
O caso aconteceu no último domingo (12/11). As pessoas apavoradas com a situação pedem ajuda da policial, mas, de braços cruzados, ela alega que está de folga e que o procedimento seria ligar para o 190.
Segundo testemunhas, uma mulher que acompanhava o homem armado colocou-se na frente do jovem negro e pediu que a arma fosse guardada. O homem armado não foi identificado. Toda a situação foi filmada por um repórter fotográfico que passava pelo local.
Ao questionar a postura da agente de polícia, ela afirmou que se o homem continuasse falando com ela, ela o prenderia. Segundo o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, os policiais devem “atuar onde estiver, mesmo não estando em serviço, para preservar a ordem pública ou prestar socorro, desde que não exista, naquele momento, força de serviço suficiente”.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a Polícia Militar apura o caso e trabalha para identificar a pessoa que aparece nas imagens. Se confirmado, o caso de omissão da policial será tratado como transgressão disciplinar grave.
Leia também: