Prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19 de maio, para assim os eleitores evitarem o cancelamento do título eleitoral.
O prazo vale para quem não votou por três turnos consecutivos, não justificou a ausência na votação e não pagou as multas por ter deixado de votar.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões eleitores estão nessa situação.
Caso as pendências não sejam regularizadas, o título de eleitor será cancelado pela Justiça Eleitoral. A medida pode levar ainda a outras restrições, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade. Assim como não renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.
Como regularizar
O serviço de regularização é presencial nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral na internet, assim como pelo aplicativo e-Título.
Para saber se está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado, o cidadão deve clicar no menu “Consultar a situação eleitoral”.
Em seguida, as multas eleitorais pela ausência nas votações pagas por meio de boleto, Pix ou cartão. E o processamento do pedido de regularização acompanhado eletronicamente.
O cancelamento não vale para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Nesses casos, o voto é facultativo.
Fonte: Agência Brasil
Leia também: Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação