O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), é um dos alvos da Operação Copia e Cola. A Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (10/04) para desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde.
Ao todo, a PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo. Também foi cumprido um mandado na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores em um total de até R$ 20 milhões. A organização social (OS) investigada está proibida de contratar com o poder público.
Os agentes da PF estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Sorocaba (SP). Além disso, também cumpriram mandados na casa e no gabinete do prefeito, na Secretaria de Saúde da cidade e no Diretório Municipal do partido. Os agentes também estiveram na casa do ex-secretário da saúde Vinicius Rodrigues.
“A investigação teve início em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma OS para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias”, informou a PF.
Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Prefeitura
A prefeitura informou, em nota, que colabora com as autoridades para esclarecer todos os fatos o mais brevemente possível.
“Vale destacar que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do estado de São Paulo e presidente do Brasil. Não é a primeira vez na história que vemos “forças ocultas” se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo”, diz a nota.
Manga, conhecido como o prefeito “tik toker”, se elegeu em 2020 depois de dois mandatos de vereador. Ficou popular na cidade quando era vendedor de veículos em uma rede de lojas e aparecia em vídeos anunciando os automóveis.
Com formação em marketing, Rodrigo Manga ganhou projeção nacional ao utilizar as redes sociais como principal ferramenta de divulgação de seu mandato. Além disso, ficou famoso ao investir em vídeos curtos e chamativos sobre a cidade de Sorocaba, o que lhe rendeu milhões de seguidores. No entanto, parte das publicações contém desinformações e já foi alvo de questionamentos por parte do Ministério Público. Apesar disso, sua popularidade cresceu, e ele passou a receber diversos convites para participar de programas de rádio e televisão em todo o país.
Com Informações da Agência Brasil
Leia também: Operação prende seis suspeitos de manipular jogos de futebol