Na noite desta terça-feira (23/6), o prefeito Sandro Mabel entregou 380 tablets a estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, premiados pelo programa Estudante Excelência 2026. A iniciativa reconhece os alunos com melhor desempenho em língua portuguesa e matemática na rede municipal de ensino. O objetivo é valorizar o esforço dos estudantes, incentivar a aprendizagem e ampliar o acesso à tecnologia nas escolas municipais.
Durante a cerimônia, Mabel destacou o empenho dos estudantes e a importância das famílias no incentivo à educação.
“Hoje, nossos 380 alunos premiados recebem esse reconhecimento porque, em algum momento, abriram mão do lazer para estudar, e isso fez deles referência para os colegas. E vocês, pais e responsáveis, também deram um exemplo importante ao incentivá-los a estudar”, afirmou.
O prefeito também enfatizou o momento vivido pela rede municipal de ensino.
“É um dia feliz, porque nossas escolas estão recebendo a valorização devida. Nós não podemos desperdiçar dinheiro público, e tenho certeza de que esse investimento dará ainda mais resultados, porque a educação é nossa prioridade. Por isso, a nossa escola é a melhor do Brasil.”
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, explicou que a premiação busca incentivar a continuidade da aprendizagem.
“É uma forma de estimular os estudantes a seguir aprendendo, ampliar os hábitos de leitura e aprofundar os conhecimentos”, disse Giselle Faria. “Queremos oferecer condições para que as crianças aprendam cada vez mais, além de incentivar aquelas que se destacam”, completou.
Destaques dos alunos premiados
O estudante Cauã Irias Duarte, que se destacou no 9º ano da Escola Municipal Benedito Soares de Castro, na categoria matemática, compartilhou sua emoção ao receber o prêmio.
“Foi um susto. Quando vi o orgulho da minha mãe, os olhos dela brilhando, ela pulando de alegria, eu chorei junto com ela. Foi maravilhoso. Comecei neste ano um curso no Senai e creio que o tablet vai me ajudar bastante. Com essa motivação, acredito que mais alunos vão se dedicar para conquistar a premiação.”
Maria Luiza Cardoso Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Renascer, também foi uma das que se destacaram no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), na categoria matemática. Ela revelou suas expectativas em relação ao prêmio.
“Estou ansiosa para receber o prêmio. É uma motivação saber que não estamos estudando em vão. O esforço, às vezes, parece não dar resultados, mas estar aqui é um reconhecimento incrível”, relatou.
Reconhecimento dos educadores
A professora Simone Casemiro, que leciona na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, afirmou que a conquista dos alunos representa a dedicação construída ao longo da trajetória escolar.
“O mérito é deles. Sentimos orgulho porque acompanhamos essa caminhada e sabemos que terão sucesso por toda a vida, porque toda a jornada começa na educação infantil. Embora a conquista seja dos estudantes, também nos sentimos valorizados. Fui professora excelência neste ano, e meu aluno ficou em primeiro lugar, então é uma construção coletiva”, contou.
O deputado Virmondes Cruvinel destacou a parceria entre a administração municipal e os profissionais da educação.
“Quando eu era vereador, infelizmente via diretores fazendo vaquinha para reformar suas escolas. Essa realidade mudou. Tenho satisfação em visitar escolas em toda a cidade e ver que os recursos chegam, porque o prefeito e a secretária confiam no trabalho dos diretores, das diretoras e dos servidores”, afirmou.
O vereador Wellington Bessa ressaltou que os investimentos já estão refletindo na qualidade do ensino.
“Tenho visto o investimento em educação avançar e os pais satisfeitos ao ver que seus filhos estudam em salas de aula climatizadas, em escolas reformadas, onde profissionais motivados trabalham. Fico feliz de ver as escolas equipadas com tecnologia, porque esse investimento já apresenta resultados. Goiânia está avançando na alfabetização e na aprendizagem, o que é fruto do investimento e do trabalho de todos os profissionais da educação.”
Investimentos em tecnologia
No total, foram investidos R$ 23,6 milhões na aquisição dos equipamentos. Além dos tablets, a atual gestão implementou mais de 1,4 mil lousas digitais nas escolas, 4,8 mil notebooks para professores e 800 computadores de mesa. Ao todo, a atual gestão entregará 15 mil tablets às escolas municipais.



