A 10ª edição da tradicional Festa do Milho dos Amigos Feirantes reuniu cerca de 7 mil pessoas na noite desta segunda-feira (22), no estacionamento da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). O evento contou com a presença do prefeito Leandro Vilela, do deputado estadual Cristóvão Tormin, do presidente da ACIAG, Max Coelho, do ex-deputado federal Vilmar Rocha, do presidente licenciado da Faeg, José Mário Schreiner, vereadores e lideranças locais.
Promovida anualmente pela vereadora Camila Rosa, em parceria com a ACIAG e a Associação dos Feirantes de Aparecida, com apoio da Prefeitura de Aparecida e do Governo de Goiás, a festa já integra o calendário cultural e social do município. A entrada foi solidária, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade e instituições beneficentes da cidade, com articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Destaques do evento
Além de shows, sorteios e comidas típicas distribuídas gratuitamente, como pamonhas, arroz carreteiro, pastéis e quitandas de milho, a festa foi marcada pela valorização dos trabalhadores das feiras livres, que são responsáveis pelo abastecimento de milhares de famílias aparecidenses e pela geração de emprego e renda no município.
Durante o evento, o prefeito Leandro Vilela destacou a importância dos feirantes para a economia local e agradeceu o trabalho realizado diariamente pela categoria.
“Os feirantes trabalham todos os dias, faça chuva ou faça sol, ajudando a abastecer a mesa de milhares de famílias da nossa cidade. Além de movimentarem a economia, geram emprego, renda e contribuem diretamente para o desenvolvimento de Aparecida. É uma alegria participar desta festa, que reconhece e valoriza esses trabalhadores”, afirmou.
Ações em prol dos feirantes
O prefeito também parabenizou a vereadora Camila Rosa pela realização do evento. “A cada edição, a festa fica ainda melhor. É um momento de confraternização e reconhecimento para uma categoria que tem enorme importância para a nossa cidade. Parabéns à Camila por manter viva essa tradição e promover uma celebração tão bonita para os feirantes e suas famílias”, acrescentou.
A edição deste ano também destacou os avanços conquistados pelos feirantes com apoio da atual gestão municipal. Em 2025, a Prefeitura sancionou as Leis Complementares nº 238 e nº 239, que preveem a remissão de taxas referentes aos anos de 2022 a 2024 para trabalhadores que quitarem a licença de 2025 à vista. Além disso, uma nova metodologia de cálculo reduziu significativamente os valores cobrados dos feirantes, tornando o sistema mais justo e acessível. Em alguns casos, a taxa passou de R$ 558 para R$ 176 para bancas de um metro quadrado utilizadas em até sete feiras semanais.
Participação da comunidade
Idealizadora da festa, a vereadora Camila Rosa destacou a relação construída ao longo dos anos com os trabalhadores das feiras livres e comemorou o crescimento do evento.
“O trabalho é a nossa segunda família e eu tenho uma segunda família junto com vocês, feirantes de Aparecida. Agradeço, assim, a todos que estão aqui hoje e a todos os parceiros que apoiaram essa festa linda, feita para vocês. A Festa do Milho é hoje, portanto, uma tradição cultural de Aparecida e, neste ano, superou todas as nossas expectativas, com um público gigantesco que veio prestigiar esse momento”, disse.
Camila também relembrou a origem da iniciativa. “Esse evento nasceu dentro da minha casa, ao lado dos meus pais. E, assim, foi crescendo. Cresceu tanto que precisou de um espaço maior para reunir ainda mais pessoas queridas que batalham diariamente nas feiras da nossa cidade”, afirmou.
Homenagens e significados
O deputado estadual Cristóvão Tormin, parceiro do evento por meio de emendas parlamentares, e demais lideranças presentes também foram homenageados pela contribuição ao fortalecimento das feiras livres e das ações voltadas ao setor em Aparecida de Goiânia.
Entre os participantes estava a feirante Maria José de Oliveira, que há mais de 20 anos trabalha com a venda de pamonhas e doces nas feiras da cidade. Emocionada, ela destacou a importância do evento para a categoria.
“Todo ano prestigio essa festa linda feita para nós, feirantes. Neste ano estava tudo ainda melhor. A comida estava uma delícia e saber que a entrada vai ajudar outras famílias é ainda mais gratificante. Me senti acolhida, me senti lembrada. A gente espera o ano inteiro por esse momento”, afirmou.
Ao longo da noite, milhares de pessoas participaram da programação, consolidando, portanto, mais uma vez a Festa do Milho como um dos eventos comunitários mais tradicionais e prestigiados do calendário aparecidense.



