Prefeitura de Goiânia é selecionada para participar do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança

O projeto inscrito e eleito para a participação de Goiânia no programa é o “Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade, que promove a participação social e a cidadania”

Prefeitura de Goiânia selecionadaFoto: Alex Malheiros

Compartilhe

Prefeitura de Goiânia selecionada para participar do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, da Fundação Abrinq. O projeto inscrito e eleito para a participação de Goiânia no programa é o “Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade”. A adesão foi na quarta-feira (7/5).

O Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança tem como objetivo mobilizar, valorizar e apoiar tecnicamente gestoras e gestores municipais que, assim, assumem as demandas das crianças como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação de seus direitos.

Ao vincular-se ao programa, estabelecidos compromissos, como nomear uma equipe de trabalho para atuar no programa. Bem como promover o diagnóstico e o planejamento relacionado à infância e adolescência. Liderar e monitorar políticas públicas sustentáveis e garantir orçamento para políticas voltadas à infância e adolescência.

Em contrapartida, a Fundação Abrinq apoia tecnicamente os gestores participantes do programa, viabiliza a troca de informações e a busca de soluções locais, oferece visibilidade pública nacional aos gestores que potencializam os projetos, entre outras atribuições.

No final do ano, a Fundação Abrinq premia, com o selo de qualidade, os prefeitos que se destacam no desenvolvimento do projeto.

Projeto selecionado

Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade, projeto selecionado para participar do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, coordenado pela Gerência de Educação Infantil (Gerein).

A proposta consiste em colocar o prefeito e as crianças no centro do diálogo. E implementado, inicialmente, em dez unidades educacionais da SME. Em 2026, ampliado para todas as unidades educacionais que oferecem Educação Infantil na rede.

O objetivo é promover escutas entre as crianças e o prefeito, além de construir o Conselho das Crianças como fórum de participação infantil. Na Plenária das Crianças, com a presença do prefeito, apresentadas as demandas, bem como os assuntos prioritários podem resultar em políticas públicas municipais.

Daniella Vasconcelos, gerente da Gerein e articuladora da adesão ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, ressalta que o projeto Criancidade coloca as crianças como partícipes das tomadas de decisões, tornando-as atores sociais e fortalecendo as noções de cidadania.

Leia também: STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem