A Prefeitura de Goiânia deu início ao projeto de reestruturação viária no corredor formado pelas avenidas 136 e Jamel Cecílio, na Região Sul da capital. As intervenções visam aumentar a fluidez do trânsito e reduzir os pontos de congestionamento. Elaborado pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o projeto envolve mudanças geométricas, redistribuição de fluxos e ajustes no sistema semafórico.
As obras começaram neste fim de semana, pela Praça Tiradentes, com o alargamento da Avenida 136. O canteiro central começou a ser reconfigurado para viabilizar novas faixas de rolamento após o cruzamento com a Rua 1127. Três faixas darão acesso à Avenida T-55 e à Avenida 85 (sentido Centro), enquanto outras duas seguirão para a Avenida 85 no sentido T-10. A Prefeitura vai reduzir a praça existente no entroncamento e alterar o estacionamento para o modelo em espinha de peixe. Isso vai ampliar a capacidade de 11 para 18 vagas. O projeto também vai remanejar os pontos de ônibus e criarão um recuo específico para embarque e desembarque na Avenida 85.
“As etapas da obra com maior impacto na circulação de veículos serão executadas, preferencialmente, aos finais de semana, para reduzir os transtornos à população”, afirma o diretor de Engenharia de Trânsito, Marco Antônio Porfírio. Conforme a pasta, a previsão é de que todas as obras sejam concluídas até o final de junho.
Outros pontos
Outros pontos do corredor também passam por mudanças significativas. Conforme o projeto, a Prefeitura vai fechar o retorno atual na Rua 135, no Setor Marista, e ampliar a via para quatro faixas.Três serão para conversão à esquerda e uma para a direita na Jamel Cecílio. Já na Rua 121, no Setor Sul, será instalado um novo semáforo no cruzamento com a avenida — atualmente sem sinalização semafórica.
Na Rua 122, o retorno existente deixará de existir sendo substituído por um canteiro central, impedindo conversões à esquerda. As ruas 52 e 65 também terão mudanças. A Rua 52 passará a ter sentido único da Jamel Cecílio até a Rua 65, que, por sua vez, terá o sentido invertido em direção à Jamel Cecílio. Um novo conjunto semafórico funcionará no cruzamento da Rua 65 com a avenida de forma sincronizada com o da Avenida E.
A Prefeitura também vai modificar o entorno do Hotel K. As equipes fecharão o canteiro central em frente ao estabelecimento e transferirão a conversão à esquerda para o novo cruzamento semaforizado entre a Rua 65 e a Avenida Jamel Cecílio. Na Avenida E, o projeto vai remover parte do canteiro central para criar uma nova faixa de rolamento à esquerda, com cerca de 100 metros, a fim de facilitar o acesso à Avenida 136.
Fluidez no trânsito
O projeto vai alargar a Rua 12, na região da Praça do Relógio, para melhorar o fluxo em direção ao Parque Flamboyant. Isso também permitirá a conversão à esquerda para a Jamel Cecílio. Em frente ao McDonald’s, a Prefeitura vai fechar o canteiro central e desativar a entrada do drive-thru pela avenida. Dessa forma, o acesso ao restaurante passará a ser exclusivamente pela Alameda das Caraíbas.
“Vamos promover o fechamento da alça de acesso do drive-thru pela Jamel Cecílio para evitar os congestionamentos que se formam no local, especialmente nos horários de pico à tarde e à noite”, explica o secretário Tarcísio Abreu. De acordo com ele, a pasta já apresentou o projeto ao Shopping Flamboyant, que demonstrou apoio às mudanças.
Leia também: Goiânia reforça regras para uso correto da Direita Livre no trânsito