Milho, trigo e feijão puxam alta da safra goiana

Goiás deve se manter como quarto maior produtor de grãos do país; produção de milho pode crescer 17,2%

Produção de grãos em GoiásFoto: Tony Oliveira/CNA

Compartilhe

A produção de grãos em Goiás deve ter um salto em 2025, impulsionada pelo desempenho do milho, trigo e feijão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado deve responder por 11,1% da produção nacional. Com isso, Goiás irá se manter como o quarto maior produtor do país.

A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) aponta que a colheita de milho pode chegar a 15,2 milhões de toneladas. Esse número, portanto, corresponde a uma alta de 17,2% em relação à safra anterior. Além disso, o levantamento atribui o crescimento ao avanço da produtividade e às condições climáticas favoráveis.

No caso do trigo, a projeção é de 152 mil toneladas colhidas, o que representa um aumento de 15% na produção, em linha com a expectativa de ganho de 15,4% no rendimento médio. Por outro lado, o feijão também deve registrar bons resultados, com a terceira safra estimada em 243,8 mil toneladas – um crescimento de 7,7% ante o ciclo anterior.

“Goiás tem mostrado crescimento consistente na produção agrícola, resultado do trabalho dos nossos produtores e dos investimentos contínuos no setor”, de acordo com o titular em substituição da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Asmar Júnior. “O avanço na produtividade e a diversificação das culturas reforçam a importância do estado no cenário nacional e internacional”, acrescenta.

Leia também: Desemprego em Goiás atinge menor taxa em 11 anos