O Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda 2025 já é liberado para download na página da Receita Federal. A entrega do documento começa próxima segunda-feira (17/3), até 30 de maio.
A instalação do programa no computador permite que o contribuinte verifique as informações disponíveis, como de declarações anteriores e a pré-preenchida pela Receita, e reúna documentos pendentes antes do início do prazo de entrega.
A Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) também pode ser preenchida de forma online, pelo Centro Virtual de Atendicmento (e-CAC), sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Receita Federal para celulares e tablets.
Nesse caso, a liberação do programa ocorrerá apenas em 1º de abril. As declarações entregues por essas plataformas também possuem algumas limitações e em certas situações não poderão ser utilizadas.
Neste ano, a Receita Federal informou que haverá atraso na entrega da declaração pré-preenchida, que traz assim as informações do contribuinte já apuradas pelo Fisco.
O documento só estará disponível, em todas as plataformas de entrega, a partir de 1º de abril.
Mas à medida que as informações forem sendo carregadas para a base de dados da Receita, elas serão disponibilizadas para quem usa o programa gerador.
Instalação
Para instalar o programa gerador, o usuário acessa o site da Receita Federal [https://www.gov.br/receitafederal/pt-br], localizar a seção Imposto de Renda, ao rolar a tela.
Logo após, clicar em Declaração; e, então, Baixar o Programa, selecionando a versão compatível com o sistema operacional: Windows, MacOS, Linux e Multiplataforma.
O programa baixado automaticamente no computador, para a pasta de Download ou outra selecionada.
Ao abrir o arquivo executável do programa (.exe), as etapas de instalação necessárias exibidas na tela, permitindo, assim, o login com a conta e senha do Gov.br, o portal de serviços do governo federal.
Depois, é só preencher os campos com as informações do contribuinte e transmitir a declaração.
A recomendação mínima para instalação do programa de computador é o Windows 7 ou superior.
Assim, no site da Receita, é possível consultar todas as instruções de instalação e soluções para problemas comuns identificados nesse processo.
Calendário
- 17 de março: início das transmissões pelo programa gerador;
- 1º de abril: liberação do programa de preenchimento e entrega on-line pelo eCac, bem como por dispositivos móveis pelo aplicativo Receita Federal;
- 1º de abril: liberação da declaração pré-preenchida.
- 30 de maio: fim do prazo para entrega da DIRPF 2025 sem multa
- 13 de março: liberação do programa gerador da declaração para preenchimento;
As restituições serão, em cinco lotes, no período de maio a setembro de 2025, conforme as seguintes datas:
- Primeiro lote: 30 de maio
– Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
– Quarto lote: 29 de agosto
– Quinto e último lote: 30 de setembro
Em 2025, maior prioridade para quem, simultaneamente, utilizar a declaração pré-preenchida, bem como optar pelo recebimento da restituição via Pix.
Pois até 2024, a prioridade definida apenas com base na utilização de uma das duas ferramentas.
Fonte: Agência Brasil
Leia também: Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões