Programa que identifica crianças não vacinadas chega a 236 cidades goianas

Ferramenta facilita identificação ágil de crianças não vacinadas até 2 anos e contribui para melhora dos índices de imunização

Foto: Iron Braz/SES-GO

Compartilhe

O Programa Imuniza Goiás, ferramenta foi criada em dezembro de 2022 para facilitar a identificação de crianças não vacinadas até 2 anos, já chegou a 236 municípios goianos.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o sistema possibilita a rápida intervenção dos profissionais de saúde e contribui para a melhora dos índices de imunização.

“Essa iniciativa potencializa o trabalho nos municípios ao identificar crianças não vacinadas com detalhes como número de telefone, nome da criança, nome da mãe e endereço, possibilitando uma abordagem direta e eficaz. Estamos empenhados em buscar mais crianças para serem vacinadas e, como resultado, conseguimos elevar significativamente as coberturas vacinais”, explica a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles.

A expectativa para 2024 é de ampliar ainda mais a abordagem na busca por crianças não vacinadas, estendendo o alcance a todas as faixas etárias. A SES também trabalha na sensibilização dos 10 municípios restantes para adesão à ferramenta.

Coberturas vacinais
Além do Programa Imuniza Goiás, o Estado adota uma série de estratégias para reverter o cenário das baixas coberturas vacinais, identificado não só em Goiás, mas em todo o país.

Foi lançado em 2023 o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, batizado de “Vacina Mais, Goiás”, que estabelece ações voltadas para a melhoria dos índices de imunização no estado. A iniciativa está em sintonia com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, projeto iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Leia também: