Projeto de professores goianos vence premiação nacional

Jogo Xadrez Quilombola, que valoriza a cultura das comunidades quilombolas, está entre os dez vencedores da segunda edição do Prêmio Professor Porvir

Projeto de professores goianos venceFoto: divulgação/Seduc

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Projeto de professores goianos vence premiação nacional. Jogo Xadrez Quilombola, que valoriza a cultura das comunidades, está entre os dez vencedores da segunda edição do Prêmio Professor Porvir.

A ação goiana vencedora é do professor Luiz Carlos Silva Júnior, do programa GoiasTec, bem como da professora Gisele Andrade da Silva, que leciona no Colégio Estadual Júlio César Teodoro, no município de Flores de Goiás.

A dupla de educadores recriou o tradicional jogo de xadrez ao substituir as peças por personagens quilombolas, com a proposta pedagógica de dar visibilidade à história dos quilombos em Goiás.

No magistério há 11 anos, Gisele leciona para o 8º e 9º anos do ensino fundamental em uma classe multisseriada na comunidade quilombola Canabrava.

Ela conta que a ideia do projeto surgiu durante um encontro presencial do programa GoiásTec.

Isso quando conheceu o professor Luiz Carlos, que já tinha experiência em criar jogos educativos. Juntos, eles somaram esforços e criaram o Xadrez Quilombola.

O gerente de projetos do Instituto Alana, Gabriel Salgado, que fez parte do júri do Prêmio Professor Porvir, considerou o projeto original e provocador ao unir o jogo de xadrez e a cultura quilombola.

“A reconfiguração dos personagens, com uma revisão da narrativa colonial, promove a valorização de povos historicamente vulnerabilizados, como negros, indígenas e mulheres, gerando reflexões importantes sobre representatividade e histórias que precisam ser contadas”, conforme destacou ele.

Premiação

O prêmio dividido em três categorias: Etapas de Ensino, Categorias Especiais e Votação Popular.

Mas todos os premiados participarão de um livro digital sobre os projetos vencedores.

Assim, receberão também o selo ‘Professor Porvir’, tornando-se influenciador da educação. A edição 2025 do prêmio recebeu 951 inscrições.

Na fase semifinal foram 30 projetos que resultaram na seleção das 10 iniciativas premiadas no mês de maio.

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