Que tal montar um bar em casa?

Compartilhe

Em tempos de Lei Seca, ter um bar em casa além de ser um luxo é conveniente e prático. Também chamado de home bar, o espaço pode ser um atrativo para receber amigos e familiares em um ambiente aconchegante dentro de casa. Não é preciso muito espaço, basta um local para expor as bebidas e um espaço para guardar os copos e taças de uso exclusivo do bar. O espaço ainda pode ser decorado com quadros. As bebidas e os copos servem também como objetos decorativos.

Mas, na hora de montar o home bar, quais são as bebidas básicas e imprescindíveis que devem ser adquiridas? Quais os insumos são fundamentais no preparo de drinques? E sobre a coparia, quais são as taças e copos adequados para servir cada tipo de bebida ou drinque? Especialistas em bebidas respondem essas perguntas, além de orientar como se prevenir para não comprar bebida falsificada e dão dicas de drinques.

“Para montar um bar em casa, a primeira pergunta que você precisa se fazer é ‘o que eu gosto de beber? A partir desta resposta você vai identificar quais os ingredientes você deverá ter na sua casa. Mas a grosso modo eu sugeriria ter sempre a mão bons destilados base – uísques, vodcas e gins –, alguns licores para composição de sabores e se esse bar fosse meu não faltariam vermutes com toda certeza”, orienta o mixologista Benício Calaça, proprietário do Zimbro Cocktails & CO.

Thaily Semensato, sócia-proprietária da Casa da Bebida, destaca que “para quem vai montar um bar em casa, é essencial começar com uma seleção básica de bebidas que permita preparar uma variedade de coquetéis e satisfazer diferentes gostos”, afirma. A empresária listou dez bebidas que para ela são as imprescindíveis e explicou em quais tipos de drinques são utilizadas.

Bebidas e drinques

A começar pelo uísque, sendo que o Bourbon é versátil para vários coquetéis, como Old Fashioned e Whiskey Sour. Já o Scotch é ideal para apreciadores da bebida pura ou em um Rob Roy. A vodca é uma bebida de base neutra e versátil para muitos coquetéis, como Martini, Moscow Mule e Bloody Mary. Já o gin é essencial para clássicos como Gin Tônica, Martini e Negroni. 

rum também é um clássico, sendo o claro perfeito para Mojito, Daiquiri e Piña Colada; enquanto o escuro é excelente para um Rum & Coke ou Dark ‘n’ Stormy. A tequila é fundamental para Margaritas e Tequila Sunrise. A tequila reposado é indicada para quem prefere uma tequila envelhecida e mais suave. A brasileiríssima cachaça é indispensável para preparar uma autêntica Caipirinha. 

vermute também integra a lista de bebidas imprescindíveis para o home bar. O seco é essencial para o Dry Martini, enquanto que o doce é necessário para o Manhattan e o Negroni. Os espumantes Prosecco ou Champagne são indicados para Mimosas, Bellinis e celebrações especiais.

licor também é muito versátil. O Triple Sec ou Cointreau é usado em Margaritas, Cosmopolitans e outros coquetéis. Já o tipo Amaretto serve para adicionar um toque de amêndoa a vários drinks, enquanto o Licor de Café é usado em coquetéis, como o Espresso Martini e White Russian. Por fim, os vinhos tinto e branco são indicados para quem gosta de apreciar um bom vinho puro ou em coquetéis como Sangria.

Três receitas de drinques básicos e fáceis de preparar

O mixologista Benício Calaça indica três drinques básicos e fáceis de preparar em casa. Para preparar o Gin Tonic é necessário uma parte de gin, três partes de tônica e um cítrico de sua preferência para aromatizar esse coquetel no final. Misture os ingredientes em um copo longo com muito gelo. Finalmente, aromatize o coquetel com a casca do cítrico preferido.

Outro coquetel fácil de preparar é o Fitzgerald, que leva praticamente uma parte de gin para meia parte de caldo de limão siciliano, meia parte de xarope de açúcar e um bitter aromático com ervas, que é facilmente encontrado em lojas de bebidas destiladas ou adega. Todos os ingredientes deverão ser batidos em coqueteleira com gelo para promover a diluição ideal e servido na sequência com copo com um gelo. 

O xarope pode ser preparado em casa. Primeiro coloque em uma panela uma parte de água, em seguida adicione a mesma quantidade de açúcar. Mexa essa solução até o açúcar se dissolver por completo. Deixe esfriar e pronto, o xarope de açúcar está pronto para ser utilizado. 

“Outro coquetel é o Mark Twain, que chamo carinhosamente de o primo europeu do Fitzgerald. Eles são praticamente o mesmo coquetel, o que os difere bastante é o fato do destilado do Fitzgerald é gin. Já no Mark Twain, vamos substituir o gin por um uísque jovem de sua preferência”, explica Benício Calaça.