A reprovação ao terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassa 50% em oito estados pesquisados. A Quaest realizou a pesquisa e divulgou os resultados nesta quarta-feira (26/02).
Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a desaprovação supera os 60%, enquanto na Bahia e em Pernambuco — onde Lula venceu as eleições de 2022 — a aprovação recuou mais de 15 pontos. Pela primeira vez, a rejeição ao presidente nesses dois estados supera numericamente a aprovação.
A pesquisa, contratada pela Genial Investimentos, foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro com 6.630 brasileiros a partir de 16 anos. A Quaest ouviu moradores dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais na maioria dos estados. Contudo, em São Paulo, a margem é de dois pontos.
Esta também é a primeira vez que a Quaest inclui Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em seus levantamentos sobre a avaliação do governo Lula. No entanto, há registros de pesquisas anteriores nos demais estados.
Em Goiás, a desaprovação ao governo subiu 14 pontos, passando de 56% em dezembro de 2024 para 70% na pesquisa atual. No mesmo período, a aprovação caiu de 41% para 28%. No estado, a pesquisa ouviu 1.104 pessoas, com margem de erro de três pontos percentuais.
Leia também: Gusttavo Lima confirma presença no lançamento da pré-candidatura de Caiado à presidência