Ao final do terceiro dia de velório aberto, às 20h (horário local, 15h em Brasília) desta sexta-feira (25/04), terá início o rito de fechamento do caixão do papa Francisco.
O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá a cerimônia litúrgica.
De acordo com nota do Vaticano, também devem atender à cerimônia diversos cardinais e oficiais da Santa Sé.
O rito marca o fim do velório aberto na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens a Francisco.
A Basílica de São Pedro ficou aberta para receber fiéis até as 5h30 (0h30, em Brasília) de hoje. Em seguida, fechou a basílica por apenas uma hora e meia e voltou a abri-la às 7h (2h, em Brasília) para o último dia de velório aberto.
O funeral e a missa de corpo presente estão previstos para começar às 10h (5h, em Brasília) deste sábado (26/04) na Praça São Pedro. O funeral marca o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
O papa Francisco faleceu na última segunda-feira (21/04), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Desde a manhã de quarta-feira (23/04), quando autoridades colocaram o caixão para visitação pública, milhares de fiéis enfrentam longas filas para prestar suas últimas homenagens ao pontífice.
De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (24/04), 48.600 pessoas passaram pela basílica entre as 11h de quarta e as 8h30 de hoje, horário local.
Agência Brasil
Leia também: Vaticano confirma presença de quase 50 mil fiéis no velório do papa Francisco