Goiana condenada pelo 8 de janeiro é presa ao tentar ilegalmente nos EUA

Rosana Maciel Gomes possuía dois mandados de prisão em aberto e uma ordem de extradição expedida na Argentina

Rosana Maciel foi presa

Compartilhe

Rosana Maciel Gomes, natural de Goiânia, foi presa ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América (EUA). Os agentes da Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) a detiveram em El Paso, no Texas, no dia 21 de janeiro de 2024. Ela fugia da Justiça brasileira há meses.

Condenada a 14 anos de prisão por cinco crimes cometidos durante os ataques de 8 de janeiro, Rosana possuía dois mandados de prisão em aberto e uma ordem de extradição expedida na Argentina.

Após fugir do Brasil, ela percorreu diversos países, como Argentina, Uruguai, Peru e México. Seis dias após a detenção, a ICE transferiu Rosana para um centro de detenção na mesma cidade.

A defesa de Rosana no Supremo Tribunal Federal (STF) alega que ela não participou da depredação do Palácio do Planalto e teria ficado em estado de choque ao ver a destruição. Contudo, sua equipe jurídica não quis comentar sobre a situação no exterior. Além disso, amigos da goiana tentaram obter apoio do consulado brasileiro em Houston, no Texas.

Além de Rosana, o ICE prendeu outras três mulheres envolvidas nos ataques de 8 de janeiro que tentaram entrar ilegalmente nos EUA. Uma delas logo após a posse de Donald Trump, em janeiro deste ano. As autoridades brasileiras acompanham o caso e aguardam a decisão das autoridades norte-americanas sobre a deportação das detidas.

Leia também: MPF pede inclusão de goiana condenada pelo 8 de janeiro na lista da Interpol