Saiba quem administra o Vaticano durante o período sem Papa. Assim, com a morte do Papa Francisco, um importante protocolo do Vaticano acionado.
Durante o período conhecido como Sede Vacante — intervalo entre o falecimento de um papa e a eleição de seu sucessor —, a administração da Santa Sé fica sob responsabilidade do camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Farrell.
O cardeal irlandês de 77 anos nomeado camerlengo em 14 de fevereiro de 2019 pelo próprio Papa Francisco. Desde então, ele é o responsável por conduzir a gestão administrativa do Vaticano sempre que a cadeira papal está vacante.
A palavra camerlengo vem do latim camarlingus, que significa “funcionário da câmara do soberano”.
Entre suas principais atribuições estão:
- Comunicar oficialmente a morte do papa.
- Organizar o funeral papal.
- Supervisionar os preparativos para o conclave, evento no qual os cardeais elegerão o novo pontífice.
Qual o papel do camerlengo
Durante o período entre a morte do papa e a eleição de seu sucessor — geralmente dentro de 15 dias —, o camerlengo é a maior autoridade no Vaticano. Assim, ele garante o funcionamento das estruturas administrativas da Santa Sé, assegurando que tudo esteja em ordem para a transição de poder.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Farrell assume a liderança temporária da administração vaticana. Em fevereiro de 2025, quando o Papa Francisco foi internado para tratar uma grave pneumonia bilateral, o camerlengo também ficou encarregado das funções administrativas do Vaticano.
Leia também: PM de Goiás apreende avião com 500 kg de cocaína