Samu volta funcionar em Goiânia, após 4 dias de paralisação

O Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) já havia denunciado o problema

samu_atendimento_goianiaFoto: reprodução

Compartilhe

  • Samu volta funcionar em Goiânia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltou a funcionar em Goiânia e região metropolitana, nesta quinta-feira (27/6), após quatro dias de paralisação.

De acordo com usuários, o telefone 192 não atendia às ligações e as 17 ambulâncias disponíveis, além de motos, ficaram paradas no pátio.

O Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) já havia denunciado o problema.

“A falha no sistema de atendimento telefônico tem gerado grande apreensão entre a população, que depende do serviço para o atendimento rápido e eficaz em casos de urgência médica”.

Conforme o Sindicato, diversos relatos indicaram que as chamadas ficaram sem resposta ou foram interrompidas.

“Há tempos temos denunciado o sucateamento do Samu, a negligência e o descaso da Prefeitura de Goiânia impedem que o serviço funcione adequadamente: redução de profissionais, falta de insumos, falta de manutenção das ambulâncias, o que acarretou na perda de repasses do Ministério da Saúde”, conforme alertou a presidente do Simego Franscine Leão.

Em nota, a secretaria de Saúde de Goiânia informou que o número ficou inoperante por problemas na plataforma da empresa telefônica Oi.

“As chamadas não eram completadas por conta da desvinculação da linha 192 com as demais linhas fixas do Samu. Ou seja, a conversão que é automática, não estava ocorrendo”, de acordo com a nota.

Leia também: Procon Goiânia divulga pesquisa de preços das passagens aéreas e terrestres para julho