A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, em Goiânia, recebeu mais de 200 novos itens de mobiliário nesta segunda-feira (12/05). A entrega contou com a presença do prefeito Sandro Mabel, que destacou a importância da modernização do espaço para melhorar o atendimento à população e dar mais condições de trabalho aos profissionais da saúde.
A UPA, que atende a região do Jardim Curitiba e entorno, ganhou cadeiras, camas hospitalares, refrigeradores para medicamentos, mesas, armários, cadeiras de rodas e aparelhos de ar-condicionado. A coordenadora médica da unidade, Natália Faria de Paula, afirmou que os equipamentos chegam para suprir carências básicas. “Faltava cadeira para os pacientes, faltava cadeira de rodas. Esses móveis vão ajudar tanto no conforto dos pacientes quanto no trabalho da equipe.”
Durante o evento, Mabel reforçou que a gestão já conseguiu avançar na regularização do fornecimento de medicamentos e insumos na rede municipal, além de convocar mais profissionais para suprir o déficit nas unidades. Além disso, ele também afirmou que a cidade está adquirindo novas UTIs para evitar sobrecarga nos prontos-socorros.
“A gente contava com uma sala vermelha, mas não tinha nada para fazer nela. Hoje, temos todos os medicamentos e condição de estabilizar o paciente. Procuramos evitar que um paciente grave durma na sala vermelha. Ele precisa ser transferido ou internado”, disse o prefeito.
Reforço da Atenção Primária
Mabel também chamou atenção para a necessidade de reforçar a atenção primária em saúde. Conforme ele, problemas ambulatoriais estão superlotando as UPAs, que deveriam receber apenas casos de urgência e emergência. “O posto de emergência não pode atender coisa ambulatorial. Isso tem que ser atendido nas UBSs. Estamos reforçando as equipes, reformando os postos, para que o atendimento aconteça perto da casa da pessoa”, explicou.
Em seguida, o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, anunciou o início do Programa Mais Especialidades, que vai ampliar a oferta de exames e consultas fora do escopo ambulatorial tradicional. Ele também confirmou novos chamamentos de profissionais. “A gente ainda tem vários postos que não têm médicos, enfermeiros ou técnicos. Algumas salas de vacina ainda estão fechadas. Estamos estruturando essa rede”, afirmou.
Leia também: Prefeitura de Goiânia realiza o maior Mutirão da atual gestão