Mabel prioriza áreas essenciais e dá nova cara à capital em seis meses de gestão

Entre os destaques estão a reorganização da rede de saúde, criação de novas vagas na educação infantil, medidas para melhorar o trânsito na capital e modernização da iluminação pública

seis mesesFoto: Alex Malheiros

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A Prefeitura de Goiânia chega aos seis meses da atual gestão com resultados importantes para os goianienses. Neste período, o prefeito Sandro Mabel investiu na reorganização da rede de saúde, com mais de 90 mil atendimentos; na criação de 8 mil novas vagas na educação infantil.

Assim como nas medidas para melhorar o trânsito dentro do Programa Nova Mobilidade, com intervenções que garantiram o aumento de cerca de 30% na velocidade média do transporte público; e na troca da iluminação pública por luminárias LED, com mais de 60 mil pontos modernizados pelo Programa Brilha Goiânia. As ações priorizaram a recuperação de serviços essenciais e deram início a mudanças estruturais na cidade.

Na saúde, recebida em estado de calamidade, mais de R$ 262 milhões em dívidas acumuladas pagos e R$ 182,6 milhões repassados em dia a clínicas e hospitais da rede. O prefeito implantou atendimento pediátrico 24h em todas as unidades de urgência, alcançando mais de 90 mil atendimentos, ampliou leitos no Hospital e Maternidade Célia Câmara, reabriu o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof) e subiu para mais de 60 salas de vacinas, presentes em todas as regiões da cidade. Assim, em seis meses, foram quase 1,5 milhão de visitas domiciliares para combate à dengue, o que colaborou para a redução dos casos na capital.

A gestão municipal também reforçou as equipes, com a contratação de mais de 260 novos profissionais para atuação na Atenção Primária e na rede de Urgência e Emergência, e repassou R$ 90 milhões para a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) para gestão das três maternidades municipais.

Entregou também o mamógrafo na Maternidade Dona Iris (HMDI), retomou as cirurgias cardiopediátricas, em parceria com o Hospital da Criança, e investiu em novos mobiliários em unidades de saúde.

Mais avanços

A área da Educação também passou por mudanças importantes. Foram mais de 8 mil novas vagas na Educação Infantil, por meio da ampliação de salas nas unidades próprias, convênios e parcerias com entidades filantrópicas e do terceiro setor.

Além da expansão, a infraestrutura educacional também modernizada e dois galpões alugados devolvidos, com economia de R$ 333 mil em aluguel em três meses. Com a reorganização, mais de 200 mil livros didáticos, que estavam armazenados há anos, foram finalmente distribuídos.

Por meio do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie), R$ 57 milhões foram repassados diretamente às escolas, garantindo autonomia na aplicação dos recursos. Assim, os estudantes receberam 100 mil peças de uniforme, 19 mil pares de tênis e 35 mil kits escolares do programa Alfa Mais. Na inclusão, 84 escolas receberam kits para salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e uma nova sala foi inaugurada.

Sandro Mabel implantou a metronização no transporte público, aumentando a velocidade média dos ônibus. O sistema opera por meio de tags instaladas nos veículos que se comunicam em tempo real com os semáforos ao longo do trajeto. Mas ao identificar a aproximação dos ônibus, os sensores antecipam a liberação do sinal, garantindo prioridade de passagem.

A tecnologia já foi aplicada no Eixo Anhanguera, o chamado BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e Praça da Bíblia, bem como no BRT Norte-Sul, entre a Praça Cívica e o Terminal Isidoria. O uso da Inteligência Artificial nestes trechos já garantiram viagens 30% mais rápidas.

Mobilidade

O prefeito reafirmou o compromisso com a mobilidade urbana e implantou o programa Direita Livre em mais de 70 cruzamentos. As mudanças incluíram a sincronização de semáforos em dois corredores, bem como a liberação das faixas de ônibus para motociclistas, visando uma maior fluidez do trânsito.

Dentro do Programa Nova Mobilidade também está a desobstrução de vias arteriais, que garante prioridade ao transporte coletivo e organiza o compartilhamento seguro de motociclistas e bicicletas, que vai otimizar o uso de cerca de 300 km de vias estruturais da cidade.

Outro benefício importante para Goiânia foi a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), com videomonitoramento em tempo real das vias da cidade. E a instalação de novos equipamentos, criando onda verde nos corredores da avenida Castelo Branco, Mutirão, Jamel Cecílio e 136.

Infraestrutura

Na Infraestrutura, o programa Brilha Goiânia já concluiu a instalação de 62 mil luminárias LED em 278 bairros da capital. Assim, com a substituição de 100% das luminárias do Setor Central e das regiões Norte e Noroeste de Goiânia. Além disso, está em andamento nas regiões Sudoeste e Leste, que possuem mais de 60% de sua iluminação em LED já modernizada.

O Brilha Goiânia, que já beneficiou mais de 500 mil moradores de Goiânia, amplia a vida útil da iluminação pública para 10 anos. Assim, garantindo uma luminosidade até três vezes melhor e uma economia de 65% no consumo de energia elétrica, mais de R$40 milhões ao ano.

Também foram mais de 57 km de asfalto novo e mais de 90 mil metros quadrados de sinalização viária. Além disso, importantes obras abandonadas pela gestão anterior retomadas, como nas ruas do Café, do Tear e Americano do Brasil.

Mas em uma força tarefa para limpar a cidade, que estava em uma situação crítica de asseio no início do ano, coletadas mais de 677 mil toneladas de resíduos e materiais recicláveis. E hoje a melhoria da limpeza já percebida pela população.

Comurg

A gestão do prefeito Sandro Mabel enfrentou com firmeza o desafio de reestruturar a Comurg, em busca de eficiência, legalidade e equilíbrio financeiro. Como parte desse processo, a Companhia iniciou o desligamento de 671 servidores aposentados que ainda ocupavam cargos na empresa, assim com garantia de todos os direitos trabalhistas.

A medida deve gerar economia de quase R$ 48 milhões por ano e faz parte de um plano mais amplo de reorganização administrativa aprovado no início do ano. A gestão também reduziu de 532 para 110 o número de comissionados. E também reduziu gratificações e firmou acordos com sindicatos, passando a avaliar a produtividade de todos os servidores.

A política de assistência social também ganhou reforço e visibilidade. A rede de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), incluindo o CadÚnico, realizou 185.943 atendimentos. Assim, garantindo acesso a benefícios, inclusão social e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, também entregues mais de 2.400 escrituras no programa de Regularização Fundiária.

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