Senador Canedo é a primeira cidade de Goiás a desenvolver o Estação Arte-Robótica em escolas municipais, conforme explica a Prefeitura. O projeto combina arte, assim como tecnologia para promover o aprendizado de forma criativa e acessível.
A iniciativa é voltada para estudantes do 9º ano da Escola Municipal Antônio Evaristo de Moraes e busca enriquecer o conhecimento e as habilidades de mais de 100 jovens entre os meses de agosto e dezembro de 2024.
O projeto é da Velloni Produções, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), e proporciona oficinas gratuitas de robótica e artes.
Durante as atividades, os alunos aprendem a criar tecnologia a partir de materiais recicláveis, explorando possibilidades que unem inovação e sustentabilidade.
Pedagogia
A abordagem pedagógica se alinha aos princípios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), incentivando o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho colaborativo.
A coordenadora artístico-pedagógica, Adriana Vasconcelos, destacou que a democratização do acesso à cultura é uma chave que abre muitas portas, “pois enriquece mentes e possibilita a construção de um futuro mais justo e igualitário.”
Além de promover o aprendizado técnico, o projeto também desperta o interesse dos estudantes para carreiras em áreas tecnológicas e criativas, preparando-os para os desafios do futuro e reforçando o compromisso de Senador Canedo com a educação inclusiva e inovadora.
De acordo com os organizadores, a união entre arte e tecnologia transforma o ambiente escolar, instiga o potencial criativo dos alunos e reforça a importância de projetos que utilizam a educação como ferramenta de transformação social.
Leia também: Ateliê do Gesto apresenta temporada de Fica Comigo no Teatro Sesc Goiânia