O senador Jorge Karuju (PSB) teve vídeos íntimos vazados nas redes sociais no sábado (19/10). Kajuru confirmou a veracidade das imagens e afirmou que irá denunciar o caso para que a polícia investigue o caso.
Na internet, as imagens são acompanhadas de uma mensagem que afirma que o senador se envolveu com uma mulher casada, a que aparece no vídeo. Segundo Kajuru, a informação é falsa, pois o vídeo em questão seria de 2007, quando ele a mulher do vídeo eram solteiros.
Para o senador, toda a situação é muito desagradável já que a mulher do vídeo se tornou uma amiga e ela foi exposta sem consentimento, assim como ele. Kajuru teme que seja difícil encontrar o responsável pela gravação, já que se passaram quase 20 anos desde o ocorrido. Kajuru ainda afirmou que a divulgação do vídeo é um ataque político na tentativa de desmoralizá-lo.
Crime
No Brasil, divulgar imagens íntimas de outras pessoa sem o consentimento é tipificado como crime de divulgação de cena de nudez ou sexo, previsto no Artigo 218-C do Código Penal, incluído pela Lei nº 13.718/2018. A pena para quem comete esse crime pode variar de 1 a 5 anos de prisão, além de multa, especialmente se o ato for cometido com o objetivo de causar dano à vítima.
Esse crime é conhecido popularmente como “pornografia de vingança” (revenge porn) e ocorre, por exemplo, quando imagens íntimas de uma pessoa são compartilhadas em redes sociais, aplicativos de mensagem, ou outros meios, sem que ela tenha autorizado.
Além das consequências criminais, a vítima também pode buscar indenização por danos morais na esfera civil.
Leia também: Estado civil de Fred Rodrigues vira problema para sua campanha