Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Sudeste Asiático nesta sexta-feira (28/03), causando destruição e mortes em Myanmar e na Tailândia. O epicentro foi registrado a cerca de 17,2 km da cidade de Mandalay, em Myanmar, afetando uma região com 1,5 milhão de habitantes. De acordo com o último balanço, Naypyitaw, capital do país, registrou 20 mortos, segundo a agência de notícias AFP.
Em Myanmar, pelo menos três pessoas morreram na cidade de Taungoo após o desabamento parcial de uma mesquita. Além disso, a queda de um hotel em Aung Ban, no Estado de Shan, causou a morte de duas vítimas e feriu 20 pessoas. O governo militar declarou estado de emergência em diversas áreas e iniciou investigações e operações de resgate, com auxílio humanitário.
Na Tailândia, uma pessoa morreu, e equipes de resgate retiraram dezenas de trabalhadores dos escombros de um arranha-céu em construção em Bangcoc. As autoridades municipais classificaram a cidade como área atingida por desastres e reforçaram o monitoramento das estruturas danificadas. O terremoto também gerou pânico na capital tailandesa, levando moradores e hóspedes de hotéis a correrem para as ruas.
Efeitos do tremor
Um forte abalo secundário surgiu após o tremor principal. Na China, a agência de notícias Xinhua relatou moradores do sudoeste da província de Yunnan sentiram o tremor, mas não há registro de vítimas.
Além disso, testemunhas descreveram cenas de desespero em Mandalay e Bangcoc, onde prédios balançaram intensamente e desmoronaram. Em Myanmar, moradores relataram que correram para as ruas ao ver um edifício de cinco andares ruir. Em Bangcoc, funcionários abandonaram prédios comerciais e equipes médicas prestaram assistência a pessoas em choque. Imagens divulgadas por veículos locais mostraram mercados, hotéis e monumentos históricos danificados, incluindo parte do muro do Palácio de Mandalay.
Leia também: Terremoto deixa mais de 90 mortos e centenas de feridos no Tibete