Tire suas principais dúvidas sobre as vacinas da gripe e dengue

Secretaria de Saúde de Goiás responde dúvidas sobre os imunizantes

Secretaria de SaúdeFoto: Aline Rodrigues/SES-GO

Compartilhe

A Secretaria de Saúde de Goiás responde dúvidas sobre vacinas. Neste momento, o cenário epidemiológico em todo país mostra a concomitância de casos de dengue e Influenza, com aumento considerável das doenças respiratórias, o que pressiona os serviços de saúde público e privado.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, explica que vacinas evitam internações e óbitos e é preciso priorizar o cuidado com o próximo.

“Temos vacinas disponíveis, baixas coberturas e internações aumentando. A população precisa fazer sua parte e confiar nas vacinas que sempre salvaram vidas, por isso trazemos essas importantes orientações.”

Em relação a Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, são 161 casos registrados (Influenza), e 15 óbitos (Influenza). Diante disso, a principal recomendação é que as pessoas procurem as salas de vacina em todo estado para diminuir a possibilidade de agravamento, internação e óbito para os dois agravos, principalmente durante o período do outono e inverno, pois as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados.

Veja as principais recomendações para quem vai se vacinar:

Tomei a primeira dose da vacina contra dengue no laboratório privado. Posso tomar a segunda dose na unidade pública?
Sim, pode. Desde que esteja dentro da faixa etária recomendada que é de 6 a 16 anos.

Tive dengue. Quanto tempo esperar para tomar a primeira dose?
É preciso esperar pelo menos 6 meses após o fim dos sintomas para tomar a primeira dose.

Quem pode se vacinar contra a gripe e dengue?
A vacinação contra a Influenza está disponível em todo o estado para as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Já em relação a dengue, a faixa etária é de 6 a 16 anos.

Posso tomar a vacina da dengue (1ª ou 2ª dose) e da gripe ao mesmo tempo?
Não. O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica em que orienta a não aplicar nenhuma vacina junto com a Qdenga. No caso da vacinação para gripe, o intervalo mínimo é de 24 horas.

Quem teve dengue entre as duas doses da vacina Qdenga deve seguir o esquema vacinal?
Sim. Quem teve dengue após a primeira dose também deve completar o esquema, respeitando o intervalo de 30 dias entre o início da doença e a aplicação da segunda dose.

Tive dengue e não tomei a nova vacina contra a doença. Ainda preciso me vacinar? Quanto tempo devo esperar?
Sim, o vírus da dengue possui sorotipos variados e a nova vacina (Qdenga) oferece proteção contra os quatro principais: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Por isso, a vacinação é recomendada mesmo para quem já teve a doença alguma vez. Contudo, quem não se vacinou com Qdenga, deve esperar o intervalo de 6 meses após a infecção para se imunizar.

Quem está gripado pode tomar a vacina da gripe?
Pessoas gripadas se tiverem febre devem adiar a vacinação contra a doença e esperar melhorar dos sintomas.

Qual é o intervalo entre as duas doses da vacina contra a dengue
O intervalo é de 90 dias (3 meses).

Tomei a vacina contra a gripe e fiquei gripado. Por que isso aconteceu?
A vacina demora cerca de 10 dias para produzir anticorpos em quantidade suficiente. Como o vírus já está circulando, a pessoa pode já estar infectada (incubada) e não houve tempo hábil para produzir anticorpos de proteção.

Leia também: Casos de gripe por influenza aumentam em Goiás