O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu inscrições para o segundo ciclo do programa e-Goiás – Transformação Digital das Empresas, em parceria com o Hub Goiás. O lançamento do edital celebrado em clima de networking e inovação durante a Paradinha da Inovação, evento promovido pelo Hub Goiás nesta sexta-feira (27/6) em Goiânia.
A iniciativa vai selecionar até 20 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), com CNPJ registrado em municípios integrantes da Rede de Transformação Digital de Goiás, para receber apoio de até R$ 20 mil destinado à implementação de soluções tecnológicas que melhorem a produtividade, gestão e operação dos negócios. As inscrições são pelo site hubgoias.org a partir do dia 28 de julho e ficam abertas até o dia 21 de agosto.
Com foco na transformação digital de processos e aumento da produtividade, o programa terá apoio metodológico do Porto Digital, um dos principais ecossistemas de inovação do país. O investimento contempla, além do recurso financeiro, mentorias, oficinas de metodologias ágeis, imersões e suporte técnico especializado.
As áreas atendidas pelo programa incluem gestão financeira, logística, marketing, vendas, operação e recursos humanos. E valor destinado às soluções pago diretamente ao fornecedor escolhido logo após a etapa de mapeamento dos desafios de cada empresa.
“O e-Goiás é o nosso programa de apoio à transformação digital de pequenos e médios negócios goianos. A gente sabe que existe uma oportunidade enorme para ganho de produtividade e competitividade. O programa conecta essas empresas com startups e empresas de tecnologia que oferecem soluções sob medida”, conforme afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Desafios das empresas
De acordo com ele, o modelo baseado na escuta dos desafios reais dessas empresas e no poder de articulação do Hub. “O primeiro edital foi um grande sucesso, com dez empresas atendidas. Agora estamos dobrando: serão 20 empresas contempladas com recursos do Estado. Queremos mostrar como a tecnologia pode transformar o presente e o futuro dos negócios goianos”, conforme completou o secretário.
Durante a imersão promovida pelo programa, as empresas selecionadas detalharam seus desafios, compartilhados com startups e empresas inovadoras. Essas solucionadoras propõem estratégias para resolver os gargalos de cada negócio. Assim, com metodologia aplicada pelo Porto Digital, referência nacional em inovação aberta e transformação digital.
A analista de Inovação Aberta do Hub Goiás, Liana Araújo, reforçou o papel do programa como elo entre o problema e a solução. “O programa conecta microempresas com startups, concentrando-se em entender os desafios tecnológicos que essas microempresas enfrentam. Durante a imersão, as startups apresentadas às demandas e problemas dessas empresas, permitindo que desenvolvam soluções tecnológicas específicas para resolvê-los”, assim explicou.
Resultados concretos
O programa já tem mostrado resultados concretos. A empresária Lara Ribeiro Gabriel, representante da Aurora do Vale, celebrou os resultados. “Participar do programa foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos acesso a pessoas e conhecimentos que estão contribuindo diretamente para o crescimento da Aurora do Vale. Estou extremamente satisfeita com os resultados até aqui e muito motivada a continuar fazendo parte dessa rede nos próximos meses e anos”.
Quem também comemorou os resultados foi a equipe da Agência Tower, responsável por atender a Aurora do Vale no primeiro ciclo do programa. Para a agência, o projeto foi uma oportunidade de aplicar inovação de forma completa desde o início da jornada de uma empresa.
“O programa e-Goiás foi uma experiência muito enriquecedora para nós, enquanto agência, porque tivemos a oportunidade de trabalhar com uma marca que começava sua produção e operação. Participamos da construção da personalidade da empresa, definimos sua promessa de valor, como ela queria se posicionar no mercado e qual mensagem desejava transmitir ao público. Foi muito gratificante ver tudo isso sendo colocado em prática com ações de marketing, vídeos e presença digital”, conforme destacou Adrielly Rodrigues.
Guilherme Cavalcanti complementou. “Essa experiência foi completamente fora da nossa rotina habitual. Já estamos acostumados a trabalhar com inovação, mas nesse caso conseguimos aplicar tudo que fazemos no dia a dia em um contexto diferente. Participar do programa, e principalmente do Hub Goiás, que já acompanhamos há muito tempo, foi extremamente gratificante. Esperamos estar presentes em outras edições”, assim comemorou.
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