Os moradores de uma tribo da ilha de Buton, no sudeste de Sulawesi, Indonésia, tem impressionado pelos olhos azuis elétricos.
De acordo com alguns estudos recentes, a raridade da cor em meio a um país onde a maioria da população tem olhos e cabelos escuro está relacionada a uma condição genética chamada Síndrome de Waardenburg.
Conforme explicam os estudos, essa síndrome afeta a pigmentação e pode provocar, além dos olhos claros, perda auditiva e manchas mais claras de cabelo ou pele.
Ainda de acordo com os especialistas, a condição é hereditária, transmitida como um traço autossômico dominante, o que significa que basta um dos pais carregar o gene para que ele se manifeste nos descendentes.
Conforme estimativas médicas, a Waardenburg afeta aproximadamente 1 em cada 42.000 pessoas ao redor do mundo.
Tribo
A prevalência da síndrome entre os moradores de Buton se tornou mais visível após ser registrada pelo geólogo e fotógrafo amador Korchnoi Pasaribu.
Natural de Jacarta, ele visitou a ilha em setembro de 2023 e fez uma série de fotografias que capturam as feições dos habitantes com essa condição genética.
Ele compartilhou as imagens em seu perfil no Instagram e os registros rapidamente viralizaram.
“Conheço essa tribo desde 2019, mas foi só agora que consegui fotografá-los. Mas fiquei muito satisfeito por ter conseguido”, afirmou.
Fonte: MSN.COM
Leia também: Mais de 30 empresas movimentaram 7ª Rodada de Negócios em Catalão, promovida pelo IEL Goiás