Vacina contra gripe é liberada para toda a população

Aparecida realiza Dia D

Compartilhe

Apesar da ampliação da vacinação contra a gripe (Influenza) para toda a população acima de seis meses de idade, a cobertura vacinal em Goiás ainda está muito abaixo da meta. Segundo dados do Ministério da Saúde, após 46 dias de campanha voltada inicialmente aos grupos prioritários, apenas 21,99% do público-alvo foi imunizado no estado — o que representa 602.241 pessoas. A média nacional é de 25,39%.

Diante da baixa adesão, o Governo de Goiás anunciou que, a partir deste sábado (17), a vacinação estará disponível para todas as pessoas com mais de seis meses. Antes, o acesso à vacina pelo SUS era restrito a idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, crianças até seis anos, povos indígenas e outros grupos prioritários.

A ampliação foi comunicada por meio de nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) enviada às 18 regionais de saúde e aos 246 municípios goianos. Cada cidade poderá definir suas estratégias de vacinação conforme a disponibilidade de doses.

A campanha nacional teve início em 7 de abril e oferece proteção contra três variantes do vírus: Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. A vacina é essencial para reduzir os riscos de complicações graves da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com a SES-GO, o estado já registrou 4.286 casos de SRAG este ano, sendo 371 provocados por Influenza. A maior parte dos casos graves ocorre em crianças menores de dois anos, que somam 1.923 registros.

Para facilitar o acesso à imunização, a Prefeitura de Goiânia ampliou para 64 o número de salas de vacinação contra a gripe. Mesmo assim, usuários têm relatado demora no atendimento, o que pode estar impactando na baixa procura. Goiás não atinge a meta de cobertura vacinal contra Influenza há quatro anos.