Mais de 618 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários aptos a receber a vacina contra a Influenza, em Goiânia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente na primeira semana, foram aplicadas 13.132 doses da vacina em 14 unidades de saúde da capital.
A meta é proteger os grupos mais sensíveis a complicações da gripe, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. “A vacinação é essencial para conter a circulação do vírus e reduzir internações por complicações como pneumonia e agravamento de doenças crônicas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. Ele destaca ainda que a vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B.
Locais de vacinação
Conforme o diretor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Murilo Reis, apesar da alta procura no Centro Municipal de Vacinação, há outros pontos de atendimento disponíveis. “O imunizante está disponível em 14 unidades de saúde distribuídas por todas as regiões da cidade”, diz.
Além disso, ele detalhou o tamanho dos principais grupos: “Os maiores grupos são os de idosos, com cerca de 235 mil pessoas; crianças, com aproximadamente 115 mil; e pessoas com comorbidades, que somam 104 mil”.
Assim como os idosos e gestantes, também podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, puérperas, professores, profissionais de saúde, integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, indígenas, moradores em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo, bem como a população privada de liberdade.
Pontos de vacinação por região
Na região Norte, os moradores podem se imunizar no CIAMS Urias Magalhães e no CSF Jardim Guanabara I.
Seguindo para a região Noroeste, estão disponíveis a USF Alto do Vale e a USF São Carlos. Já na região Sul, a vacinação ocorre no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e na UPA Jardim América.
Na região Leste, os pontos de imunização são a UPA Chácara do Governador e a UPA Novo Mundo. Enquanto isso, na região Oeste, os moradores podem procurar a USF Vera Cruz II ou o Cais Bairro Goiá.
Na região de Campinas-Centro, a vacinação está disponível no CSF Leste Universitário e no CS Crimeia Leste. Por fim, na região Sudoeste, o atendimento ocorre no Ciams Novo Horizonte e no CS Vila Boa.
Leia também: No Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, HCN incentiva população a fazer diagnóstico precoce