Durante a Festa do Divino Pai Eterno de 2025, o Governo de Goiás reforçou o número de viagens do transporte coletivo para atender aos romeiros de Trindade. A oferta extra segue até domingo, 6 de julho, dia de encerramento da festa. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o transporte em esquema especial está disponível desde o dia 27 de junho.
O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Ângelo Pricinote, afirma que o reforço no número de viagens busca viabilizar a maior participação dos fiéis na tradicional festa religiosa. “Com a ampliação da oferta, o Governo de Goiás garante mais acesso e segurança para os romeiros que se deslocam para Trindade”, conforme diz. Mais de 1,6 milhão de pessoas já passaram pela cidade.
O presidente da Metrobus, Francisco Caldas, afirma que a oferta de ônibus foi ampliada em 25%, com readequação da escala dos motoristas, para suprir a demanda extra de passageiros e garantir que eles pudessem, assim, participar da festa religiosa.
“Para nossa grata surpresa, essa oferta adicional acabou acomodando também um aumento da ordem de 20% da demanda. E, assim, mais pessoas estão usufruindo da festa de Trindade, sendo transportadas com regularidade e pontualidade”, pontua.
Linhas
A linha 112 – Terminal Trindade/Terminal Praça da Bíblia, entre Goiânia e Trindade, funciona 24 horas e oferta mais de 1.445 viagens no período. Outra linha disponível é a 363, com itinerário entre Terminal Goianira e Terminal Trindade. Assim, fazendo a ligação entre as cidades de Goianira e Trindade pela rodovia GO-469. Operando exclusivamente nos dias 5 e 6 de julho (sábado e domingo), com 21 (vinte e uma) viagens, proporcionando acesso direto dos moradores de Goianira à Festa do Divino Pai Eterno.
A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) disponibiliza mais de 200 profissionais em pontos estratégicos nos terminais Padre Pelágio, Vera Cruz e Trindade, fazendo a segurança, limpeza. Bem como organizando as filas e controlando a operação e os acessos, com foco no apoio aos romeiros.
Leia também: Congresso viola separação entre os Poderes ao derrubar alta do IOF, afirma AGU