O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) destacou que o trabalho não parou desde as eleições e que tem se reunido com diversos segmentos da iniciativa privada e pública para preparar um governo eficiente e alinhado com as necessidades da cidade.
Em entrevista nesta terça-feira, (26/11), ao jornal O Hoje, ele informou que a equipe de transição está em atividade desde o início de novembro, analisando números e mapeando áreas prioritárias para o início da gestão e que apesar da recepção da atual gestão tem sido positiva, há dificuldades em obter acesso à informações.
“Firmamos um compromisso com os aparecidenses de enfrentar todos os desafios e realizar uma gestão eficiente, focada na entrega de benefícios que melhorem a qualidade de vida de todos. Por isso, mesmo antes da posse, estamos realizando ações e reuniões para garantir a implementação das propostas apresentadas no nosso plano de governo”, afirmou Vilela.
De acordo com ele, embora a recepção da atual gestão tenha sido positiva, há dificuldades no acesso a informações mais detalhadas em áreas como educação e saúde.
O prefeito eleito destacou a necessidade de maior clareza nos dados para preparar soluções práticas e afirmou que algumas situações só poderão ser completamente compreendidas após a posse, quando a nova gestão assumirá controle total das operações municipais.
Educação
A educação é uma prioridade imediata, especialmente com o início do ano letivo marcado para 20 de janeiro. Vilela ressaltou a necessidade de aumentar as vagas na educação infantil.
Na área da saúde, Vilela destacou um déficit de mais de R$ 30 milhões no repasse ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), administrado pelo Einstein.
Ele afirmou que se reuniu com o presidente da gestão do hospital, que demonstrou confiança no novo governo e se comprometeu a continuar à frente da administração do HMAP.
Recursos
Em Brasília, durante reunião com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Leandro Vilela manifestou interesse em dar sequência a tratativa do programa de financiamento de obras de infraestrutura, educação e meio ambiente na ordem de 120 milhões de dólares.
O financiamento foi aprovado pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) da União em maio de 2021, foi aprovado pelo NDB e aguarda autorização da União para a assinatura do contrato.
O prazo para assinar o contrato venceria agora em dezembro de 2025, mas graças a atuação conjunta da Comissão de Transição e a atual gestão municipal o prazo foi prorrogado até julho de 2025.
Já em reunião na CAF, Vilela também assegurou que dará andamento ao contrato. De 35 milhões de dólares ainda restam 12 milhões de dólares para execução de obras viárias, pontes e bueiros.
“As obras são essenciais para melhorar a vida das pessoas. Por isso, estamos buscando informações para conquistar novos recursos”, sublinhou Vilela.
Leia também: Goiás lança Guia de Afroturismo