Você sabia? Brasileiro foi eleito Papa em 1978

Você sabia? Brasileiro eleitoFoto: reprodução/CFFB

Compartilhe

Você sabia? Brasileiro eleito Papa, mas recusou por motivos de saúde. No conclave de 1978, quem primeiro alcançou os 2/3 dos votos necessários foi o cardeal de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider.

No entanto, questionado sobre sua aceitação, ele recusou o cargo, alegando problemas de saúde, já que havia passado por oito pontes de safena. Dessa forma, Karol Wojtyla eleito em seu lugar, tornando-se João Paulo II, que permaneceu no papado por 26 anos, até seu falecimento em 2005.

Antes dele, a Igreja havia perdido João Paulo I, cujo pontificado durou apenas 33 dias, e Aloísio temia que outra perda rápida pudesse ocorrer. Apesar de ser um dos nomes mais cotados, Aloísio trabalhou junto aos colegas para evitar que fosse novamente votado.

De acordo com o livro do jornalista americano Tad Szulc, “Papa João Paulo II – A Biografia”, as discussões no conclave estavam em impasse, e Aloísio precisou reunir o apoio de cardeais latino-americanos e africanos em favor de Wojtyla, que acabaria se tornando João Paulo II.

Apesar da preocupação com a saúde, Dom Aloísio faleceu dois anos após João Paulo II, no dia 23 de dezembro de 2007, em Porto Alegre, aos 83 anos, devido a falência múltipla dos órgãos, após quase um mês de internação. E eu caso citado em uma cena do filme “O Poderoso Chefão 3 (1991)”.

Leia também: Avó fica ferida ao tentar defender neta de ataque de pit-bull