A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou do lançamento do Projeto Ebserh em Ação 2025, realizado pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) neste sábado (05/07). O mutirão de exames e cirurgias dos pacientes já regulados no hospital teve início às 7h. A ação acontece nos turnos matutino e vespertino contribuindo para a redução de filas no Sistema Único de Saúde (SUS). O foco é a ampliação do acesso da população a cirurgias e exames especializados.
A mobilização integra o Dia E, uma iniciativa nacional da Ebserh alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Em todo o país, os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh participam do esforço simultâneo de realização de cirurgias eletivas, exames e consultas em diversas especialidades. Só neste sábado, estão previstos mais de 7.800 atendimentos, distribuídos entre cirurgias, consultas e exames.
O superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, explicou que a expectativa é ofertar 236 procedimentos durante todo o dia. Entre os procedimentos estão 42 cirurgias eletivas, nas especialidades de coloproctologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e onco dermatologia. Além disso, serão realizados 14 cateterismos cardíacos; 100 exames de tomografia, com e sem sedação; além de 80 exames de endoscopia digestiva alta.
“É um movimento que fortalece e engrandece o SUS para dar mais qualidade e dignidade para a população que está aguardando esses procedimentos. Esse momento reúne gestão eficiente, qualidade técnica e sensibilidade social para que o nosso país avance na capacidade de garantir saúde universal a todos”, disse o superintendente do HC-UFG.
SES-GO
O titular da SES-GO, Rasível Santos, destacou a importância do trabalho na redução das filas de espera por procedimentos no SUS. “São diversas especialidades aqui hoje a fim de dar as respostas que a população precisa. O mutirão é fundamental para garantir a integralidade e equidade, dois princípios inegociáveis do Sistema Único de Saúde”, pontuou.
Ministério da Saúde
O evento contou ainda com a presença do secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O secretário destacou a iniciativa do Governo de Goiás em solicitar recursos da União para o aumento da oferta de cirurgias eletivas. “Goiás já cumpriu a meta utilizando todo o recurso para esse serviço e já solicitaram mais, dessa forma o Governo Federal vai aportar mais R$ 20 milhões no Estado”. Além disso, Nilton Pereira Júnior afirmou que Goiás vai receber R$4 milhões para para consultas e exames em ginecologia para atender mulheres que precisam dessa especialidade.
Logo após a apresentação sobre o projeto, as autoridades percorreram alguns andares do Hospital das Clínicas. Eles discutiram a ampliação de leitos em parceria com o governo federal, estado e municípios. Participaram do evento a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Lucas Vasconcellos, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), Patrícia Fleury, o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, além de vereadores e deputados estaduais e federais.
Leia também: Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS