Bela Vista e Trindade recebem espetáculo de dança gratuito sobre distanciamento social

Oficina de dança contemporânea e contato-improvisação também compõe programação

Bela Vista e Trindade recebemFoto: divulgação

Compartilhe

Bela Vista e Trindade recebem espetáculo de dança gratuito sobre distanciamento social. “Ao Alcance das Mãos”, da CenÁpice Cia de Dança, chega às cidades neste fim de semana para provocar reflexões sobre o cotidiano e o distanciamento social.

Com intérprete de Libras, as apresentações serão realizadas no sábado (17/5), às 18h e 20h, na Câmara Municipal de Bela Vista. E, no domingo (18/5), às 10h e 15h, no Grupo Desencanto de Teatro, em Trindade. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na plataforma Sympla.

Ambientado em uma casa onde os sons da cozinha, da televisão e do celular predominam, “Ao Alcance das Mãos” retrata o silêncio dos afetos e das relações. Assim, convidando o público a redescobrir e desfrutar da conexão humana. Criado em 2016, o espetáculo tem direção geral de Larissa Siqueira e conta com os bailarinos Daniel Matias, Lorena Lugon e Lorena Siqueira.

Produção

A produção recomendada para maiores de 14 anos por abordar questões complexas sobre a falta de comunicação interpessoal e a necessidade de autopercepção. Contudo, o coreógrafo e diretor artístico Marcus Vinicius Nascimento garante que a narrativa é acessível a todos.

“Trabalhamos com o conceito de dramaturgia da dança, o que permite que mesmo quem não é da área encontre formas de se conectar com a cena, enquanto a corporeidade utilizada também atrai a atenção de profissionais”, explica Marcus.

Ele ainda complementa que o espetáculo se configura como uma experiência sensorial. “Há o aroma da pipoca, o som dos passos sobre ela. É como se eliminássemos uma parede para que a plateia compartilhe nossas sensações”.

Depoimentos do público nas redes sociais da companhia comprovam essa imersão. “Um espetáculo muito reflexivo e intenso”, “Vontade de chorar de tão perfeito”, “Além da vontade de comer pipoca com vinho, senti reconhecimento e leveza”, bem como “Foi lindo ver a interação de vocês com seus movimentos”.

Oficina

Como contrapartida social, a companhia ainda oferecerá a oficina gratuita “Sensibilização do Corpo: Um Convite Gentil ao Movimento”, que assim explora elementos da dança contemporânea e do contato-improvisação.

O workshop ministrado em Trindade na sexta-feira (16/5), às 9h, e em Bela Vista no sábado (17/5), às 14h, nos mesmos locais das apresentações, também com intérprete de Libras. Aberta a maiores de 14 anos com familiaridade com o movimento e interesse em conhecer o próprio corpo, a oficina não requer inscrição prévia. Bastando assim comparecer com roupas confortáveis.

A programação integra o projeto “Pelas Arestas de Goiás”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Assim, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

A turnê já passou pelas cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis e terá sua última apresentação em Nerópolis, no dia 24 de maio. Mas no ano passado, o espetáculo também circulou por Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Mais informações no instagram.com/cenapiceciadedanca.

Leia também: Goiás é o primeiro lugar do país na oferta de serviços digitais