A educação é eficiente quando transforma vidas e conscientiza as pessoas sobre seu papel na sociedade. Com essa crença, a equipe do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Manoel Simão Neto, localizado no setor Andrade Reis, desenvolveu o projeto “Educação Fiscal na Escola: formando cidadãos conscientes em Aparecida de Goiânia”, que recebeu recentemente um prêmio estadual.
Implementado no primeiro semestre, o projeto utilizou teatro, leitura, vídeos, maquetes e até uma réplica de um minimercado para familiarizar 240 alunos do CMEI com temas como moeda, impostos, poder público, economia, patrimônio e comércio.
Essas foram as primeiras etapas que as crianças, com idades entre 6 meses a 5 anos e 11 meses, deram para entender as diferenças entre o que é público e privado, além de reconhecer a função social dos impostos na vida cotidiana. O projeto também envolveu os pais, e, de acordo com a direção da unidade, 81% deles participaram ativamente das ações proposta.
Uma das iniciativas foi o cadastramento do CPF no programa Nota Fiscal Goiana. Entre as 240 famílias dos alunos, 196 se inscreveram, posicionando o CMEI Manoel Simão Neto como uma das instituições que mais mobilizaram os pais para cumprir esse requisito do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025/26.
O prêmio é promovido pela Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego) e pelo Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco). Esta é a primeira vez que o CMEI Manoel Simão Neto participa da seleção, já conquistando o 1º lugar na categoria “Instituição” para a Secretaria de Educação de Aparecida (SME). Além do troféu, a SME recebeu uma bonificação de R$ 5 mil.
“É extremamente gratificante saber que a educação de Aparecida, que foi sucateada no governo anterior, agora volta a ser reconhecida com importantes prêmios, refletindo os investimentos que estamos fazendo em reformas de escolas, melhoria da merenda, entrega de uniformes e materiais escolares para os 54 mil alunos da rede, bem como na valorização dos professores e servidores”, avaliou o prefeito Leandro Vilela.
Compromisso com a comunidade
A secretária municipal de Educação, professora Núbia Farias, destacou que o CMEI Manoel Simão Neto alcançou a final competindo com 25 escolas de diversos municípios, incluindo Goiânia e outras quatro unidades da rede pública de ensino de Aparecida.
Núbia enfatiza: “isso demonstra que a educação de Aparecida está comprometida não apenas com as obrigações curriculares, mas também com a criatividade, a construção de um relacionamento saudável com a comunidade, o engajamento das famílias nas atividades educacionais e na oferta de serviços públicos de alta qualidade”.
A importância do projeto
A diretora do CMEI, Elaine Tavares, afirmou: “foi um projeto que, definitivamente, avançou além dos muros do CMEI”. Ao lado de Neuzeli da Fonseca, coordenadora do projeto de educação fiscal, Elaine expressou surpresa pelo interesse demonstrado pelas famílias em relação aos temas abordados com as crianças.
Num vídeo gravado em casa por sua mãe e compartilhado com os professores, o pequeno Ângelo, de 5 anos, mostrou sua empolgação com o livro didático “As escolhas do governo”. “O Bernardo estava muito feliz porque ele queria comprar o seu carro vermelho”, interpretou o garoto ao relatar sobre um dos personagens da lição que trata de patrimônio público e privado.


