Morre Creso Villela, engenheiro goiano responsável pelo Congresso Nacional

Creso Villela faleceu por insuficiência respiratória aguda aos 95 anos

Engenheiro goiano

Compartilhe

O engenheiro goiano responsável pelo Congresso Nacional morreu na sexta-feira (03/05). Creso Villela tinha 95 anos e faleceu em casa, no Distrito Federal, por insuficiência respiratória aguda.

Natural de Jataí, Creso Villela se mudou para Brasília em 1958, um ano após se formar engenheiro arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Ele fez sua carreira na capital federal sendo responsável pelas obras do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes. O presidente Juscelino Kubitschek reconheceu o engenheiro goiano como apoiador do desenvolvimento nacional.

Em 1959, Creso foi contratado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Ele e sua esposa moraram em um acampamento onde hoje fica o estacionamento do Senado Federal.

Em 1961, ele assumiu a chefia da 2ª Divisão de Obras do Departamento de Edificações da Novacap e se tornou responsável pelas obras de edificação da Praça dos Três Poderes.

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado lamentaram a morte de Creso. “As digitais do seu trabalho ficarão para sempre na história do Brasil. Neste momento de dor, rogamos para que Deus conforte a família e os amigos, além de todos os admiradores de sua brilhante trajetória. Nossos sinceros sentimentos”, disse o governador em nota.

Leia também: Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS