Gestão Vilela garante US$ 80 milhões para obras em Aparecida

Compartilhe

A Prefeitura de Aparecida concretizou, no último dia 25 de maio, um acordo com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), buscando desde 2021 o financiamento de obras de infraestrutura na cidade. Conhecido como Banco dos Brics, o NDB emprestará ao município 80 milhões de dólares – cerca de 406 milhões de reais, na cotação atual – com a contrapartida de 70 milhões de dólares por parte da Prefeitura.

Os recursos ainda não estão disponíveis e não serão liberados de uma só vez. A Prefeitura de Aparecida receberá o dinheiro para os pagamentos das obras de forma gradual, conforme o andamento das intervenções. Com a assinatura do contrato agora concluída, a próxima fase envolve a licitação das obras.

Objetivos do empréstimo

O empréstimo destina-se à pavimentação e à construção de estruturas como pontes, viadutos e escolas, o que ampliará a oferta de vagas na rede municipal.

Prazo e financiamento

O prazo para pagamento é de 30 anos, com um período de carência de 5 anos. Este é o terceiro financiamento internacional que Aparecida conquista, complementando os primeiros empréstimos realizados junto à Corporação Andina de Fomento, que possibilitaram a construção de nove Eixos Estruturantes Norte-Sul e Leste-Oeste.

Declarações do prefeito

“Ter o contrato assinado já é uma grande vitória porque, ao assumir o município, o empréstimo estava praticamente perdido devido à irresponsabilidade do governo anterior. Faltavam certidões, declarações e vários documentos que, com muito empenho, nós recuperamos em 17 meses de gestão”, afirma o prefeito Leandro Vilela.

O gestor salienta que a assinatura do contrato foi resultado de um esforço conjunto, incluindo o deputado federal José Nelto e o senador Vanderlan Cardoso, que articularam no Congresso para garantir a aprovação do contrato. Após este trabalho, o presidente Lula finalmente deu seu aval, permitindo assim o financiamento das obras em Aparecida.

Histórico do processo

O pedido de empréstimo ao NDB foi feito inicialmente em 2021, durante a gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, mas as tratativas esfriaram sob a administração subsequente. Antes mesmo de assumir a administração municipal em janeiro de 2025, a gestão de Leandro Vilela identificou as pendências deixadas pelo antecessor e conseguiu o aval da União no Senado Federal no final de 2024. A equipe do prefeito trabalhou para resolver cada pendência, realizando diversas articulações em Brasília para destravar o processo junto ao Congresso Nacional.

Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão, assine nossa newsletter.