A deputada federal Delegada Adriana Accorsi representou o presidente Lula nesta sexta-feira (16/9) no início da primeira obra de revitalização de um prédio no Centro de Goiânia, o Residencial Altino Alves Teixeira (antigo edifício Senador João Vila Boas), na esquina da Rua 2 com a Avenida Goiás. A iniciativa beneficiará 52 famílias com moradia.
A obra do Governo do Brasil, por meio do Ministério das Cidades, coordenador da política habitacional, e do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades (MCMV), da Caixa Econômica Federal, é conduzida pelo Movimento pela Reforma Urbana do Estado de Goiás (MRU-GO).
O antigo prédio foi doado pela União, e os investimentos, que somam aproximadamente R$12 milhões, são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). As obras devem durar 18 meses.
Importância da revitalização
Adriana Accorsi salientou que a revitalização do Centro de Goiânia depende da presença de moradores para movimentar o comércio e revitalizar a vida local. Segundo ela, é uma determinação do governo do presidente Lula utilizar os prédios da União para moradia popular, digna e outros programas de interesse social.
Durante a cerimônia, a deputada anunciou que destinará recursos de emenda parlamentar de sua autoria para a aquisição de mobiliário e ar condicionado para a entrada do novo residencial, afirmando: “para ficar tudo muito bonito como vocês merecem.”
Reconhecimento do movimento social
A presidente do Movimento pela Reforma Urbana do Estado de Goiás (MRU-GO), Simone Teixeira, declarou que a revitalização é uma vitória das famílias do movimento. Ela exaltou a deputada Adriana Accorsi como uma grande parceira na luta das mulheres e da moradia popular.
Simone agradeceu: “Essa obra só acontece por causa do governo do presidente Lula que se preocupa com o social e com as famílias de baixa renda.”
A superintendente do Patrimônio da União em Goiás, Rosana Carvalho, ressaltou a iniciativa do presidente Lula, lembrando que ele determinou que todos os prédios da União em desuso sejam revitalizados e qualificados para funções sociais. Amanda Alves, representante do Ministério das Cidades, informou que, desde 2023, o governo Lula retomou e reestruturou o programa Minha Casa, Minha Vida, que já superou a construção de dois milhões de casas.
O superintendente regional da Caixa, Marciano de Freitas Matos, expressou a alegria e o orgulho da instituição, destacando que é a principal agente de políticas públicas para moradia popular no país. Ele afirmou que este projeto é um dos primeiros da modalidade no Brasil.
Detalhes do residencial art déco
O evento contou com a participação das famílias que serão beneficiadas, dos vereadores Kátia Maria e Fabrício Rosa, ambos do PT, de autoridades locais e federais, além de representantes de movimentos sociais.
Todos os 52 apartamentos terão acessibilidade para pessoas com deficiência. O projeto prevê áreas de convívio social, como salão de festas, brinquedoteca e biblioteca, mantendo as características art déco originais para preservar a identidade arquitetônica e cultural do Centro da capital.
A estrutura possui 13 pavimentos e oferecerá apartamentos de dois tamanhos: 48,67 m² ou 32,10 m² de área privativa, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
O Programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Retrofit viabiliza a requalificação de imóveis por meio da modernização ou revitalização, otimizando a funcionalidade, estética e eficiência das edificações. Essa modalidade aposta na produção social das moradias e na participação ativa das famílias como protagonistas na conquista de seus lares, incentivando a organização popular.


