Goiás passa a ter mais um hospital de alta complexidade em oncologia

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, foi habilitado pelo Ministério da Saúde

Goiás passa a terFoto: HCN

Compartilhe

Goiás passa a ter mais um hospital de alta complexidade em oncologia. O Ministério da Saúde habilitou o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A portaria foi assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e publicada na terça-feira (23/04), no Diário Oficial da União (DOU). Além do reconhecimento, a portaria nº 3.575 estabelece o repasse anual de R$ 5.977.645,00 ao HCN. O recurso será transferido em parcelas mensais. Os repasses são destinados ao custeio de ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população.

Com a inclusão do HCN, Goiás passa a ter cinco Unacons, cada uma com capacidade para realizar anualmente 3 mil consultas especializadas. São realizados 1,2 mil exames de ultrassonografia e de anatomia patológica; 600 endoscopias digestivas, colonoscopias e retossigmoidoscopias. Os outros quatro hospitais com o título de Unacons são o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na capital; o Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis.

Goiás contará ainda com o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em construção nas proximidades do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A unidade contará com 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia e centro de infusão quimioterápica.

Serviços à população

Nos dois primeiros meses deste ano, o HCN realizou 136 cirurgias oncológicas e 327 altas de pacientes, mais de 700 sessões de quimioterapia e 2.535 consultas. O centro de oncologia, referência no Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 21 leitos de internação clínica e 15 leitos cirúrgicos, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para tratamento clínico e cirúrgico.

Atendimento humanizado

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir recepção e atendimento humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico conta com espaço específico para os familiares, salão de beleza, oficinas de maquiagem e lenços. Com equipe multiprofissional, a unidade oferece tratamento individualizado, atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento feito por oncologista.

Leia também: Ipasgo Saúde oferece serviço de vacinação em domicílio