Massa de ar quente e seco atinge parte do Brasil até sábado

Inmet diz que situação ainda não caracteriza onda de calor

Termômetro de ruaFoto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Compartilhe

Massa de ar quente e seco atinge parte do Brasil até sábado (27/4).

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas podem passar dos 36°C.

No entanto, o Inmet explica que elevação das temperaturas ainda não caracteriza uma nova onda de calor.

Para ser classificada como onda de calor, as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos, em determinada área de abrangência.

A partir do domingo (28/4), a previsão é que as temperaturas mais elevadas se concentrem em Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná, mas diminuam no restante do país.

Alertas

O Inmet emitiu aviso amarelo de perigo em potencial devido à baixa umidade relativa do ar, até as 18 horas desta terça-feira (23/4), em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Nestas localidades, a umidade do ar pode baixar aos 20%.

Por isso, as instruções do instituto aos moradores destas localidades são beber bastante líquido.

Bem como evitar o desgaste físico nas horas mais secas e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Em relação ao acumulado de chuvas, o Inmet também emitiu aviso amarelo de perigo em potencial até as 10h desta quarta-feira (24/4) para a Região Sul do país.

Já que o volume total de chuvas pode chegar a 50 milímetros (mm), com ventos intensos, de 40 a 60 km/h, e queda de granizo em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ainda existe o risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Outros dois avisos de classificação amarelo de perigo potencial, relativo a tempestades, estão vigentes até as 10h desta quarta-feira.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, bem como os avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

Em caso de emergências, a orientação é procurar mais informações na Defesa Civil da localidade, por meio do telefone 199, e no Corpo de Bombeiros Militar, no número 193, para solicitar salvamentos.

Fonte: Agência Brasil

Leia também: Fernanda Montenegro é dada como morta pelo INSS