Projeto que pode banir o TikTok dos EUA é aprovado na Câmara dos Deputados

Lei ainda deve passar pelo Senado e presidência

Foto: Shutterstock

Compartilhe

O TikTok pode ser banido dos Estados Unidos caso o presidente Joe Biden e o Senado sancionem o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (13/03). O projeto ordena que o app tenha um novo dono nos EUA.

Se a lei for aprovada, a empresa chinesa ByteDance que controla o TikTok deve encontrar um comprador em um período de até seis meses. Esse novo dono não pode ter relação com a empresa chinesa.

Caso não cumpra a decisão ou não encontre um comprador americano, a Apple e Google deverão remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.

Com amplo apoio de democratas e republicanos estadunidenses, o projeto de lei foi aprovado na Câmara por 352 votos a 65. A ideia vem desde o governo de Donald Trump e os apoiadores afirmam que a empresa chinesa pode roubar dados dos americanos.

A ByteDance nega o risco de roubo de dados. Um porta-voz do TikTok afirma que se o projeto for aprovado, pode impactar na economia, já que 7 milhões de pequenas empresas e 170 milhões de americanos usam o aplicativo.

Leia também: