Projetos sociais de Anápolis são destaque no programa do Governo Federal

Compartilhe

Referência em ações de segurança alimentar, Anápolis recebeu nesta segunda-feira (22) a visita da Rota do Alimento, uma iniciativa do programa Estratégia Alimenta Cidades, do Governo Federal. Durante a visita, foram apresentados os projetos desenvolvidos no município, como o Banco de Alimentos, o Restaurante Popular, a horta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) e a Panificadora Escola. Essas iniciativas contribuem para o cumprimento das metas do programa na cidade.

A visita foi acompanhada por Ricardo Assis, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de membros da Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais e gestores de cada unidade, que explicaram o funcionamento e a destinação da alimentação desenvolvida em cada local.

Segundo a secretária municipal de Assistência e Políticas Sociais, Jackeline Macedo, “a participação do município no programa é essencial”.
“Hoje acompanhamos a rota do ‘Alimenta Cidades’, que passou pelo CCI. Aqui apresentamos a horta, uma das ações voltadas à segurança alimentar. Participar deste programa é importante porque contribui para o desenvolvimento do município”, afirmou.

A Rota do Alimento também conheceu o Banco de Alimentos, onde são preparadas cestas verdes compostas por alimentos frescos como verduras, legumes, frutas e tubérculos. Essa iniciativa faz parte dos índices alcançados pelo município desde a definição das metas, permitindo a distribuição dessas cestas para 32 mil famílias.

O Restaurante Popular também foi parte da visita. No local, refeições são servidas de segunda a sexta-feira por um valor fixo de R$ 2, democratizando o acesso à alimentação. Além disso, os pratos são completos e são elaborados com a orientação de uma nutricionista.

Oficinas e Incentivo à Alimentação Saudável

Ao longo do ano, diversas atividades de incentivo à alimentação nutritiva e de qualidade foram desenvolvidas, como as oficinas na Panificadora Escola. Estas capacitações ensinam técnicas para a produção de alimentos doces e salgados, estimulando o empreendedorismo para aqueles que desejam ingressar na área.

As oficinas também foram realizadas no Banco de Alimentos para famílias credenciadas pelo CRAS, focando no reaproveitamento de alimentos. No CCI, as atividades envolveram a produção de alimentos típicos, como pamonha, bolo de mandioca e pudim, promovendo a confraternização. A visita incluiu também a horta, onde são cultivados insumos utilizados no preparo de alimentos no próprio local.

De acordo com Ricardo Assis, o município apresentou avanços significativos em 2026 no cumprimento das metas estabelecidas em 2025. “Vocês colocam comida no prato de qualidade, vocês fizeram a parte técnica e implementaram, então hoje têm resultados e resultados positivos”, afirmou.

Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão, assine nossa newsletter.