Goiânia realiza Dia D de recolhimento de pneus inservíveis

Compartilhe

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realiza a sétima edição do Dia D de Pneus Inservíveis nesta quinta-feira, dia 25 de junho, das 9h às 17h, no antigo Terminal Isidória, localizado na Alameda João Elias da Silva Caldas, Setor Pedro Ludovico. A iniciativa da Amma oferece à população uma alternativa gratuita, segura e ambientalmente correta para o descarte de pneus velhos ou sem utilidade.

Desde o início da ação, mais de 140 toneladas de pneus inservíveis já foram recolhidas e encaminhadas para a logística reversa, garantindo a destinação adequada do material. De acordo com a Amma, pneus usados devem ser descartados em locais apropriados, como borracharias, concessionárias e centros automotivos.

“Por meio do Dia D, a Amma amplia o acesso da população a esse serviço e contribui para a redução de impactos ambientais, como o bloqueio de galerias pluviais, e riscos à saúde pública”, afirma a gerente de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ravena Borges. “Os pneus abandonados em áreas públicas ou lotes baldios podem acumular água da chuva e se transformar em criadouros do mosquito da dengue, além de aumentar o risco de incêndios, porque são materiais inflamáveis e que liberam substâncias tóxicas em combustão. Ações como o Dia D facilitam a participação da população na destinação correta desse material”, complementa.

Segundo a agência, um pneu descartado incorretamente pode levar mais de 1.000 anos para se decompor no meio ambiente e contaminar o solo com metais pesados. Os pneus recolhidos durante a ação serão encaminhados para a logística reversa, por meio de uma parceria com a Reciclanip/ANIP, e receberão tratamento adequado.

Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão, assine nossa newsletter.