A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou mais de 2,5 mil atendimentos nas unidades básicas de saúde abertas aos sábados. A iniciativa, implantada há duas semanas, tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, beneficiando principalmente aqueles que enfrentam dificuldades para buscar atendimento durante a semana.
Nos dois primeiros sábados de funcionamento, assim registradas 569 consultas médicas, 239 consultas de enfermagem, 176 atendimentos odontológicos, 848 doses de vacinas aplicadas. Bem como 159 inserções de Implanon, 32 testes rápidos, além de outros procedimentos e serviços disponibilizados à população.
As unidades abertas aos sábados oferecem os mesmos serviços disponíveis durante a semana, incluindo consultas médicas, vacinação, acompanhamento de condições crônicas, procedimentos de enfermagem, atendimento odontológico, aconselhamento familiar e ações de promoção e prevenção à saúde.
Aprovação da população
A aprovação da população já assim observada nas unidades. André Ferreira aproveitou o atendimento em um sábado para levar o pai a uma consulta médica. “Eu tinha vindo na quinta para marcar uma consulta para o meu pai, aí a funcionária disse: ‘olha, tem um mutirão para sábado, você pode vir se quiser’. Eu vim por esse motivo. O atendimento é melhor, mais rápido e o serviço é bem prestativo”, conforme relata.
A aposentada Maria Peres dos Santos, de 85 anos, também fez uso do funcionamento do Centro de Saúde Parque Amazônia no fim de semana para atualizar sua vacinação. “Aproveitei que estava aberto no sábado e falei: ‘vou lá hoje’. Esses dias eu vim, mas estava meio gripada e dizem que não é bom vacinar assim. Aproveitei que hoje estou boa e falei: ‘vou lá’”, assim conta.
Acesso à saúde para famílias
A abertura das unidades aos sábados facilita o acesso de famílias inteiras aos serviços de saúde. Esse foi o caso de Sandra Maria de Carvalho, que compareceu à USF Dom Fernando acompanhada do marido e do filho para receber a vacina contra a gripe. “Vim hoje com meu esposo e meu filho para tomar a vacina da gripe. Sábado é uma boa oportunidade e não tem desculpa de falar que está corrido no meio de semana. Então venham”, incentivou.
A cada sábado, uma unidade de saúde de cada distrito sanitário funciona em sistema de rodízio. A lista das unidades abertas é divulgada semanalmente no perfil da Secretaria Municipal de Saúde no Instagram (@sms.goiania).
No próximo sábado, dia 27 de junho, estarão abertas, das 8h às 17h, as unidades de saúde da família Vila Pedroso (Leste), São Francisco (Oeste), Maria Dilce (Norte), Jardim Primavera (Noroeste) e Andreia Cristina (Sudoeste). Além dos centros de saúde Marinho Lemos – Negrão de Lima (Campinas Centro) e Hortência Mendonça – Vila Redenção (Sul). O atendimento é prioritariamente feito por agendamento diretamente na unidade de saúde. Mas uma parte das vagas também está disponível para demanda espontânea, conforme avaliação da equipe de saúde da unidade.


